O bairro do Zumbi é de classe média da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro na ilha do Governador, considerado o menor bairro do Rio.
Um pouco de História do bairro do Zumbi
Fica dentro da Ilha do Governador numa localidade do entorno do Saco de Jequiá, área alagadiça e embocadura do canalizado e submerso Rio Jequiá. Em suas poucas ruas abriga o batalhão da polícia militar , o Jequiá Iate Clube, a escola municipal Cuba e o posto de saúde Necker Pinto.
Faz limite com os bairros Cacuia a norte e oeste. E pelo bairro de Pitangueiras a leste, separa ainda esse dois bairros da Ribeira, o qual geralmente é incorporado na localização .
O pequeno bairro, com cerca de dois mil moradores, tem uma visão privilegiada da Baía de Guanabara. Mas problemas estruturais são encontrados no local. Coleta de lixo, segurança, transporte e iluminação são algumas das reclamações dos moradores do bairro.
A origem do nome diferentemente do que muitos pensam, o título nada tem a ver com Zumbi dos Palmares.
Porque de acordo com o historiador, o local já era chamado assim em 1872 devido a uma assombração que os escravos diziam rondar a área.
Entre os muitos sentidos que a palavra zumbi tinha na língua yorubá, um deles era assombração. Motivo pelo qual a praia levou este nome esclarece Ramos . Mais uma lenda urbana.
A Praia do Zumbi é predominantemente residencial com 65,00% endereços residenciais além de estar localizada no bairro de Zumbi na cidade de Rio de Janeiro RJ.
Bairro do Zumbi no Rio de Janeiro
Área: 16,11 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,858 (em 2000)
Habitantes: 2 016 (em 2010)
Domicílios: 803 (em 2010)
Limites: Pitangueiras, Ribeira, Cacuia
Região Administrativa: XX R.A.(Ilha do Governador)
Mapa do Bairro do Zumbi