O Rio de Janeiro . com

Sepetiba um bairro onde fica?

Sepetiba é um bairro da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, cercado pelos bairros de Santa Cruz ao norte e Guaratiba a leste, é banhado pela Baía de Sepetiba ao sul.

Possui uma área de 1.162,13 hectares (11,6213 km²) e uma população de aproximadamente de 40.000 habitantes[1], (segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – Censo Demográfico 2006).

O nome “Sepetiba” tem origem na língua tupi. Tem como grafia alternativa “Sipitiba” e como curruptela “çape-typa” ou “çape-tyua”, com o significado de “sítio dos Sapés”, ou Sapezal.

Atualmente é destaque no bairro as obras da prefeitura em convênio com o governo do estado que promete dotar a região de sistemas de saneamento, notadamente esgotamento sanitário, com tratamento, permitindo a continuação da urbanização das vias por meio de pavimentação e microdrenagem.

Por encontrar-se próximo ao litoral, a maior parte do seu território é plano, com altitudes próximas ao nível do mar. Destacam-se na paisagem o morro da Trindade e o morro de Sepetiba com 67 metros de altitude. Seu litoral, banhado pela baía de Sepetiba, é dividido pela ponta Ipiranga em duas vertentes.

Na vertente oeste encontra-se a praia de Sepetiba e a praia de Dona Luíza ou Recôncavo separadas pela ponta do Piaí. Na vertente leste encontra-se a praia do Cardo no Saco do Piaí. A praia de Sepetiba é a maior das três. Nela se encontram a ilha da Pescaria e a ilha do Tatu.

Bairro de Sepetiba, localizado no município do Rio de Janeiro/RJ tendo sua fundação datada do dia 5 de julho de 1567 com a chegada dos índios Tamoios.

Sepetiba também era rota de produtos e escravos através do maior produtor de café do mundo, o comendador Joaquim Manuel Breves, que tinha fazendas do Vale do Paraíba até Sepetiba.Breves ainda conseguiu manter o tráfico negreeiro mesmo com a proibição da Lei Eusébio de Queirós, fazendo o litoral de Guaratiba (especificamente na Restinga da Marambaia),como porto que eram levados até as fazendas.

Até hoje, os remanescentes quilombolas ainda lutam por suas terras com a Marinha.

sepetiba4
  

  Um pouco de História

As praias de Sepetiba serviam como porto colonial para exportação de pau-brasil a Europa.

Seu principais acessos eram o caminho de Sepetiba (atual estrada de Sepetiba), que levava à Santa Cruz, e o caminho de Piahy (atual estrada do Piaí), que ligava o bairro à Pedra de Guaratiba.

No início do século XIX, Sepetiba passou a ser frequentada no verão pela Família Real, que utilizava a propriedade para o lazer da elite, como touradas, saraus e danças portuguesas.

Com a implantação da “Companhia Ferro Carril”, em 1884, o bonde de tração animal passou a transportar a “mala real” até o cais de Sepetiba, além de cargas e passageiros.

A luz elétrica chega a Sepetiba em 1949 e, de lá para cá, Sepetiba se expande. Muitos loteamentos foram ocupando as áreas próximas à estrada do Piai, a praça Oscar Rossin foi urbanizada e foi aberto o canal na Rua Santa Ursulina para escoar terrenos alagadiços.

Na década de 1960, surge o loteamento “Vila Balneário Globo” e, recentemente, em meio à grande polêmica, destaca-se a implantação, ao longo da estrada de Sepetiba, do grande conjunto Nova Sepetiba, construído pelo governo do estado para a população de baixa renda.

 

Dados Cadastrais do Bairro Data do Decreto de Criação 23/7/1981
Área Territorial 1.162,13 ha

Áreas Naturais Área Total 5,12 %
Floresta 0,00 %
Floresta Alterada 1,62 %
Mangue 2,12 %
Apicum 1,11 %
Restinga 0,00 %
Área Úmida com Vegetação 0,00 %
Praia e Areal 0,00 %
Afloramento Rochoso 0,26 %
Ambientes Estuarinos, Lagoas, Rios e Canais 0,00 %

Veja onde fica Sepetiba no Rio de Janeiro

Sair da versão mobile