São Conrado Rio de Janeiro um bairro carioca, uma região nobre da cidade, dominado por edifícios residenciais de classe alta e condomínios de mansões em meio às montanhas vizinhas.
Com um visual muito bonito e tendo o cartão postal do bairro que é a Pedra da Gávea, o maior bloco de pedra a beira mar do planeta.
São Conrado em sua posição privilegiada de bairro mais importante da Zona Sul faz limite com os seguintes bairros: Alto da Boa Vista, Barra da Tijuca, Gávea, Itanhangá, Joá e Rocinha.
Temos também no bairro o shopping São Conrado Fashion Mall, considerado o mais sofisticado da cidade.
Transporte e Infra Estrutura de São Conrado
Então o bairro de São Conrado é cortado pela Auto Estrada Lagoa-Barra, principal eixo de ligação entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca.
Primeiramente a Estação São Conrado do metrô Linha 4 tem três acessos sendo : na Estrada da Gávea, próximo ao antigo supermercado Extra; na Avenida Niemeyer, em frente à Igreja Universal da Rocinha; e outro na Avenida Aquarela do Brasil.
Outras antigas vias passam pelo bairro, como a Avenida Niemeyer, a Estrada do Joá, a Estrada das Canoas, que sobe a serra em direção ao Alto da Boa Vista e a Avenida Prefeito Mendes de Moraes.
Sociedade no bairro
Desigualdade social
O bairro conta com localidades voltadas para a classe alta, como o shopping São Conrado Fashion Mall, considerado o mais luxuoso da cidade.
Ao mesmo tempo tem a grande favela da Rocinha e a pequena Vila Canoas, formando um dos maiores símbolos da desigualdade social nos países latino-americanos.
Cultura e Esportes em São Conrado
GRES Acadêmicos da Rocinha – Rua Bertha Lutz, 80 São Conrado 22450-290 RJ
Gávea Golf Country Club situa-se num área próxima ao mar, que foi adquirida em 1921 por herdeiros de Ferreira Viana.
Em São Conrado está o principal ponto de prática de voo-livre na cidade.
Da rampa junto à Pedra Bonita os praticantes saltam de asa-delta e parapente e pousam no trecho final da orla do bairro, conhecido como Praia do Pepino onde são agendados os vôos duplo.
Além do surf na praia principalmente quando as ondas estão batendo no paredão da avenida Niemeyer.
Praia de São Conrado
Temos a praia de São conrado tem aproximadamente 1Km de extensão, se iniciando ao final da Av. Niemeyer e terminando na Praia do Pepino.
Então a praia de São Conrado é conhecida pela areia clara, fofa e pelas fortes ondas que são o maior atrativo para os surfistas , mas costuma estar imprópria para o banho devido à poluição.
Praia do Pepino – Desta forma no finalzinho da praia de São Conrado temos a praia do Pepino, ali as asas deltas e parapentes pousam depois do vôo vindo da Pedra Bonita.
Um pouco da Historia de São Conrado Rio de Janeiro um bairro carioca
São Conrado deve a sua criação ao comendador Conrado Niemeyer, que em 1915 que bancou , a Avenida Niemeyer, criando um acesso direto ao local e tornando independente da Gávea a área que hoje forma o bairro maravilhoso.
Como o percurso foi doado como logradouro público à Prefeitura em outubro de 1916 e, durante a gestão de Paulo de Frontin de janeiro a julho de 1919 a Avenida Niemeyer, prolongamento da Avenida Delfim Moreira, é alargada e pavimentada.
Nos primeiros anos do século XX, os cariocas, curtiam as belas paisagens da Gávea e de sua praia, tinham por hábito fazer todos os anos uma romaria à igrejinha de São Conrado.
Esta, responsável pelo nome do bairro, foi construída em 1903 pelo Coronel Jacob Conrado Niemeyer, em uma elevação junto à estrada, em terras de sua fazenda,integrada hoje ao patrimônio do Gávea Golf Club.
Portanto o bairro da Gávea é assim chamado , do alto da serra que culmina com uma elevações mais apreciadas do Rio de Janeiro a Pedra da Gávea tinha-se uma das vistas mais bonitas da cidade.
Na época a serra era procurada por aventureiros que quisessem apreciar esse panorama privilegiado, como se estivessem na gávea do mastro principal de um navio e, dessa comparação, surgiu o nome do bairro.
Logo a praia da Gávea, hoje praia de São Conrado, estava dentro das terras do Comendador Conrado Niemeyer, uma fazenda contígua a do senhor Le Blum (le Blon).
O comendador era devoto de São Conrado e em sua propriedade mandou construir uma igrejinha em homenagem ao santo, que ainda existe e encontra-se bem conservada.
O nome foi herdado pelo bairro ali edificado depois do loteamento do imenso imóvel.
Através do loteamento das propriedades de Conrado Jacob Niemeyer, ao longo dos anos 1920 e 1930, o novo bairro de mansões e palacetes emancipou-se da Gávea.
Origem do nome do bairro
O nome São Conrado tem origem na Igreja de São Conrado, construída no início do século XX, com recursos do Comendador Conrado Jacob Niemeyer, proprietário de terras nas redondezas.
O santo foi adotado como padroeiro por ser o nome Conrado uma constante em sua família.
Paroquia de São Conrado
Os bairros de São Conrado e Gávea são pontos de referência da Cidade, bairros marcantes na paisagem carioca, abrangendo a Pedra da Gávea e o Penhasco Dois Irmãos, dois monumentos naturais de beleza incomparável.
Situados entre as vertentes do Maciço da Tijuca e a orla marítima, inicialmente integravam o vasto território pertencente à antiga Freguesia da Gávea, na qual tiveram origem.
Pedra da Gávea
A História continua
São Conrado Rio de Janeiro um bairro carioca de passagem para a Barra da Tijuca, São Conrado é limitado por altas montanhas e pelo oceano: em uma extremidade, separando-o do bairro do Leblon, está o Morro Dois Irmãos, em cujas vertentes, junto ao mar, está a Avenida Niemeyer.
Na outra extremidade, separando-o do bairro do Joá, está a Pedra da Gávea, imponente maciço de pedra à beira mar, com 842 metros de altura.
Atrás do bairro, coberta de verde, está a Pedra Bonita, com 510 metros de altura, onde há uma rampa para salto dos praticantes de asa-delta.
Então fechando o perímetro do bairro, o Oceano Atlântico, com a Praia de São Conrado que sua extremidade Sul também é chamada de Praia do Pepino.
Conrado Jacob Niemeyer, também aproveitou um antigo leito de uma estrada de ferro, que nunca foi concluída, contratou o Engenheiro Paulo de Frontin para construir a bonita Av. Niemeyer, que foi inaugurada em 1916.
São Conrado visto da Joá A igrejinha de São Conrado, além de oficiar a cerimônia religiosa da missa umas vezes por mês, servia de ponto de encontro dos moradores.
Sendo o projeto de arquitetura, feito por um engenheiro dinamarquês e amigo de Conrado Jacob Niemeyer, caracterizava-se por ser modesto e simples.
Importante a imagem de São Conrado, que veio da Alemanha e era feita em madeira deu a mudança do nome do bairro.
Mais detalhes de São Conrado
Alguns lugares do São Conrado têm nomes históricos como a Avenida Niemeyer e também a Avenida Aquarela do Brasil tem um nome histórico.
Aquarela do Brasil é um famoso samba-exaltação do compositor e pianista de renome Ari Barroso, nascido mineiro mas falecido em 1964 no Rio de Janeiro.
Assim a avenida tem início na Avenida Prefeito Mendes de Moraes e termina na Auto-Estrada Lagoa-Barra.
No outro lado da Auto-Estrada Lagoa-Barra neste lugar encontra-se a Estrada da Gávea, que sobe na favela enorme da Rocinha e termina no bairro de Gávea.
Lembrando que a Estrada da Gávea (junto com a Avenida Niemeyer) era o trecho mais famoso do Circuito da Gávea, que até a década de 50 integrava o calendário internacional das grandes corridas de automóveis.
Essa corrida internacional de automóveis o Circuito da Gávea foi uma das mais alucinadas festas de rua do Rio de Janeiro, depois do carnaval, ela durou de 1933 até 1952.
A História continua
Atualmente o Túnel Zuzu Angel que liga o São Conrado à Gávea, era chamado antigamente Túnel Dois Irmãos.
Ele recebeu seu nome atual em homenagem póstuma à figurinista Zuzu Angel, que nasceu em 1921 em Curvelo (MG) e faleceu em 1976, sendo vítima de um misterioso acidente de carro na saída do Túnel Dois Irmãos, em São Conrado.
Como figurinista, ela era apaixonada pelos temas nacionais, exportando rendas e bordados de Minas e do Nordeste para os Estados Unidos e Europa.
O filho dela, Stuart Angel Jones, foi um ativista político militante, ele morreu na prisão como vítima da ditadura, torturado e assassinado pelos militares na Base Aérea do Galeão em 1971.
A partir daí a Zuzu Angel se tornou um símbolo da luta pelas liberdades democráticas. A estilista lutou para recuperar o corpo do filho, supostamente jogado no mar.
Ela já havia denunciado a amigos que ela sofria ameaças por causa disso e o acidente em que ela morreu era um grande mistério na época.
No ano 1998, uma comissão tentou provar que Zuzu foi vítima de um acidente forjado por agentes dos órgãos de repressão política.
A comissão conseguiu provar o acidente e o Túnel recebeu sua homenagem o nome de Túnel Zuzu Angel.
Na oeste do bairro, a Estrada do Joá tem seu início na Praça São Conrado e termina onde tem início a Estrada da Barra da Tijuca.
Ela foi reinaugurada em 1938, remodelada pelo Prefeito Henrique Dodsworth, quando o Rio de Janeiro era ainda Distrito Federal.
Hoteis São Conrado Rio de Janeiro
O bairro de São Conrado não possui tantos hotéis como alguns outros bairros da zona sul , entretanto os hotéis locais são de ótimo nível tais como o Inter – Continental na orla da praia e o hotel redondo famoso o Hotel Nacional Rio na orla da praia.
Destaques
São Conrado Rio de Janeiro um bairro carioca
O bairro de São Conrado teve um parquinho se chamava Divertilândia, e fez muito sucesso até a inauguração do Tivoli Parque, na Lagoa, quando começou a perder público.
1 Túnel São Conrado
2 Pedra da Gávea
3 Pedra Bonita
4 Praia do Pepino
5 Avenida Prefeito Mendes de Moraes
6 Praia da Gávea/Praia de São Conrado
7 Avenida Aquarela do Brasil
8 Avenida Niemeyer
9 Estrada da Gávea
10 Túnel Zuzu Angel
11 Morro Dois Irmãos