O Sambodromo é a passarela principal do Carnaval Carioca onde se apresentam as escolas de Samba do Rio de Janeiro, trazendo seus enredos e muitos sonhos aos participantes e foliões.
Localizada na Avenida Marquês de Sapucaí, nos bairros Centro e Cidade Nova, no município do Rio de Janeiro . A maior parte da passarela situa-se no Centro, porém após a Avenida Salvador de Sá, pertence ao bairro Cidade Nova .
O maravilhoso projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi implantado durante o primeiro governo de Leonel Brizola (1983-1987), visando a dotar a cidade de um equipamento permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba, acabando com o arma e desarma das arquibancadas no local do desfile. Inaugurada em 1984, com o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites .
Em 2011, finalmente teve incio a conclusão do projeto original de Niemeyer, os camarotes do antigo Setor e antiga fabrica da Brahma foram derrubados para dar lugar a novas arquibancadas, seguindo o projeto original de Oscar Niemeyer. Com a reforma, a passarela passou a ser quase totalmente simétrica, à exceção da sua primeira arquibancada.
As novas arquibancadas foram construídas a um custo de R$ 30 milhões de reais, totalmente custeados pela Ambev, dona da fábrica, que em contrapartida pôde “destombar” a velha fábrica e ainda teve a autorização de construir um prédio no restante do terreno . A nova passarela, após as reformas, teve sua capacidade aumentada de 60.000 para 72.500 pessoas e foi reinaugurada no dia 12 de fevereiro de 2012 .
Criado para ser um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional desfile das escolas de samba e também para shows e eventos o Sambódromo foi inaugurada em 1984.
Como chegar ao Sambodromo do Rio
METRÔ > ESTAÇÃO PRAÇA ONZE e CENTRAL
TREM >ESTAÇÃO CENTRAL DO BRASIL > TODOS OS RAMAIS
Além das linhas de ônibus com acesso ao Centro.
Exibir mapa ampliado