Recreio dos Bandeirantes bairro na Zona Oeste falar da região atualmente é um bairro nobre de classe média alta da cidade do Rio de Janeiro. É um dos bairros mais jovens da cidade, Possui uma área territorial de 30.655 km² e uma população aproximada de 82.240 habitantes espalhados pela região.
Antigamente ir a praia do Recreio dos Bandeirantes era uma aventura, atualmente é sonho de morar bem principalmente dos moradores da zona norte, apesar dos problemas viarios, trânsito e segurança a qualidade de vida é muito boa.
Mas a qualidade de vida é compensada pela região com muitas opções de lazer, compras com shopping, bancos , super mercados e comercio em geral.
Mais importante o bairro faz divisa a leste com Barra da Tijuca, a norte com Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande, a oeste com Grumari, Barra de Guaratiba, e Guaratiba, e a sul com o oceano.
Um pouco do bairro
Então a região cheia de projetos tanto residencial como comercial e diversos projetos urbanísticos passaram a ser realizados na região.
Recreio dos Bandeirantes bairro na Zona Oeste é também conhecido por ser um território jovem organizado, seguro, de classe média e média alta, no qual foram instalados prédios , condomínios de alto padrão e casas que seguem a legislação de obras e construções do território. Além de muito comércio e grande oportunidades e negócios.
Além disso na orla no calçadão possui aparelhos de ginástica espalhados pela orla, diversos quiosques, ciclovia também usada para correr e andar de skate e patins .
Também espalhados pela região restaurantes , pizzarias, churrascarias, restaurantes japoneses e bares deixando a região bem abastecida de lugares para ir tomar uma cerveja .
Além da vida noturna, algumas opções de boates, baladas e clubes também aparecem para todos moradores do bairro que procuram diversão e música.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO RECREIO DOS BANDEIRANTES
Primeiramente o bairro possui esse nome em homenagem aos bandeirantes, que abriram estradas na época da exploração e usavam a área e as praias como recreio, como um lugar de descanso para se recuperarem das expedições.
Em 1953 com o lançamento do Projeto de Urbanização do Recreio dos Bandeirantes (PA 6028), de autoria do engenheiro e urbanista José Otacílio Saboya Ribeiro, num projeto urbano que prevê a integração ambiental e comunitária,conciliando a topografia local a um traçado reticular segmentado com diversas praças e parques de floresta nativa e livre.
A Companhia Recreio dos Bandeirantes em 1958 foi responsável pela implementação do projeto e venda dos lotes recém-desmembrados que compunham a chamada Gleba B, onde muitos acreditavam na expansão da cidade em direção ao Sudoeste, pressionando pela urbanização da área e sua venda aberta à sociedade.
Por muito tempo a praia do recreio era um ponto de turismo afastado com praias com matas e vegetação nativa onde tinha apenas um bar e restaurante perto da pedra e ponto final de linha de ônibus o famoso Ancora velhos tempos.
Recreio dos Bandeirantes bairro na Zona Oeste formado na orla por quatro praias: Macumba, Pontal, Recreio e Reserva.
O bairro possui praias limpas e bonitas. Sendo a praia do Recreio a mais cobiçada pelas construtoras para a construção de novos projetos imobiliários, além de ter shopping, supermercados e tudo que um grande bairro tem.
Portanto o Recreio também tem favelas principalmente a do Terreirão, a maior favela do bairro, e a Favela do Canal do Cortado, no interior do Recreio. Os principais problemas são a construção irregular, invasão e desmatamento de áreas protegidas.
Volta e meia a prefeitura derruba construções irregulares na região.
Mapa do bairro do Recreio dos Bandeirantes
Exibir mapa ampliado