
Piedade um bairro do Rio de Janeiro de classe média da Zona Norte do Rio de Janeiro, tendo como referência a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, estação de ferroviária, antigo Campus da falida Faculdade Gama Filho que foi demolida dando origem ao Parque Piedade, ainda com o hospital da Piedade o fim da refinária de açucar no centro do bairro que agora tem prédios residenciais em seu lugar gerando o crescimento das atividades pelo bairro.
A Igreja Nossa Senhora da Piedade – RJ
Bem no início do século XX, a região do atual bairro de Piedade tinha uma característica essencialmente rural.
Havia pequenos sítios e lotes de terra, como também uma vasta propriedade herdada do engenho em atividade no século XIX. No segundo decênio do século XX, o Bairro já passava por uma leve urbanização, estimulada pela movimentação de trabalhadores em direção ao subúrbio, fato reforçado pela presença da estação de trem.
Por esta época, a comunidade em formação já ansiava por uma Igreja que suprisse suas necessidades espirituais, por isso, foi iniciada a construção da Capela Pública de Piedade.
Ela situa-se na rua da Capela, nesta ocasião, a Congregação dos Padres Salvatorianos, por seu caráter missionário, procurava uma região para se estabelecer e exercer sua vocação evangelizadora.
Por acordo com o Cardeal Arcebispo D. Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti, os Salvatorianos foram para a emergente região do atual bairro de Piedade, adquirindo um terreno na atual Clarimundo de Melo.
Campus da Gama Filho
A história da Universidade Gama Filho começou em 1939, quando o Ministro Luiz Gama Filho criou o Ginásio Piedade, a UGF era uma das mais importantes instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro.
Conta com o Campus Gonzaga da Gama Filho atualmente fechado devido ao termino da faculdade.
Parque Piedade
O equipamento ocupa a área do antigo campus da Universidade Gama Filho, abandonado após a falência da instituição em 2014. As obras, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura, começaram em 2023 com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno. O objetivo do poder público é levar mais oportunidades de lazer e cultura para os moradores do bairro e revitalizar a região, gerando oportunidades de emprego e renda. A previsão é que o novo parque seja inaugurado até o final deste ano .
|
Fotos do Bairro de Piedade
Amo esse bairro morei lá.
Também morei lá na infância e adolescência, tenho muitas lembranças…
Tenho um imóvel lá, entretanto, as autoridades nada estão fazendo p/ reativar, ou dar uma destinação aquela área enorme do campus da extinta Universidade Gama Filho. A cada dia os imóveis se desvalorizam, os comércios fecham, o desemprego aumenta e a bandidagem também.
Pois é eu vejo isso todo o dia e nada é feito.