A Penha é mais um bairro de classe média e média-baixa da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Seus limites com os bairros de Olaria, Brás de Pina, Cordovil, Vila da Penha, Vila Cosmos, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão e Complexo da Maré.
O bairro tem aproximadamente 80.000 habitantes e com referência principal a Igreja da Penha no alto de uma pedra.
Atualmentre o bairro tem sofrido com confrontos entre policiais e traficantes nas diversas favelas existentes no bairro, em especial a Vila Cruzeiro.
Historia do Bairro da penhaA Igreja da Penha é um santuário situado no cima de um outeiro de pedra, na estação do subúrbio da Estrada de Ferro Leopoldina ao qual empresta o nome, próxima da estrada que, partindo da Capital, vai dar em Petrópolis. Para Coaracy, «a devoção dos primitivos moradores do Rio de Janeiro multiplicava capelas e ermidas consagradas à Virgem Maria sob várias invocações, e aos santos de culto mais popular. A religião era, naqueles tempos rudes e de limitada cultura mental, o único veículo de expansão das atividades espirituais; as cerimônias do culto constituíam quase o unico elemento de distração para as asperezas da existência. Baltasar Cardoso decidiu erguer uma capela no alto do morro situado em suas terras e, neste ano de 1635, levou a efeito o seu propósito construindo ali um pequeno templo que foi a origem da Igreja de Nossa Senhora da Penha, que veio posteriormente a dar nome ao bairro. Não muito longe, outra capela foi erguida mais ou menos pela mesma época: a de Santo Antonio de Lisboa no Engenho da Pedra; não é conhecida a data exata da sua fundação mas existe nos livros da freguesia da Candelária o registro de um batismo ali celebrado em 1638.» O epílogo da história do Cortume Carioca ocorreu em 1998, quando foi decretada a falência. Hoje o local se encontra em processo de demolição, e deve abrigar uma vila olímpica, que deve ajudar a lançar uma nova safra de craques do esporte, algo característico do bairro.
|
Teleférico |
http://odia.terra.com.br/
Shoppings: Leopoldina e o Shopping Penha.
Parques: Shangai e Ari Barroso
Colégios: Colégio Nossa Senhora da Penha, São Fabiano, GAU, E. M. Eurico Dutra, E. M. Conde de Agrolongo, Esil Eduacacional, Colégio Filadelfo Azevedo, Lumar, C. E. Gomes Freire de Andrade, E. M. Leonor Coelho Perreira, E. M. Monsenhor Rocha, entre outros.
Igrejas: Igreja N. S. da Penha, Igreja N. S. da Cabeça, Igreja Bom Jesus, entre outras.
Clubes: Centro Cívico Leopoldinense, 30 de Maio, Coimbra, Greip da Penha.
Feiras Livres: da Montevidéo, da Macapuri.
Mercados: Prezunic, Guanabara, Intercontinental (em duas localidades), Supermarket e o Super Prix.
Praças: Panamericana, do IAPI da Penha, Caí, Portugal.
Comércio: Rua dos Romeiros, Montevidéo, Av. Brás de Pina, Rua Nicarágua, Rua Conde de Agrolongo (parte), Av. Lobo Jr. Igreja da PenhaA Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecida como Igreja da Penha é um tradicional santuário católico localizada no bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos. O Santuário possui também um bondinho, recentemente reformado, com capacidade para transportar cerca de quinhentas pessoas por hora, gratuitamente.
O proprietário interpretou a aparição do lagarto como obra de Nossa Senhora, a quem tinha pedido socorro, determinando erguer no alto da penha uma pequena ermida com uma imagem que denominou de Nossa Senhora da Penha por se encontrar no alto da rocha.
Progressivamente o número dos devotos foi aumentando até que, em 1728, a ermida com a imagem foi ampliada e erguido um campanário onde foram colocados dois pequenos sinos.
Exibir mapa ampliado |