A cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai ganhar uma sede do Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O secretário estadual do Ambiente,lançou, nesta sexta-feira (20/5/16), a pedra fundamental da construção da nova sede.
Os investimentos são de aproximadamente R$ 11 milhões, oriundos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur RJ).
Com área total de 3.811 metros quadrados, o empreendimento terá sede administrativa, centro de visitantes, apoio ao lazer, casa do pesquisador, alojamento de guarda-parques, camping com administração, restaurante, estacionamento, banheiros e lavadores.
O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, destacou que a construção da nova sede seguirá conceitos sustentáveis de arquitetura, como por exemplo, aproveitamento da energia solar, através de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação e aproveitamento de água da chuva.
André Corrêa falou das ações em curso para a preservação da Mata Atlântica e citou a criação do Projeto Olho Verde,um monitoramento permanente por via satélite do território do Estado do Rio de Janeiro, que já atua em fase experimental.
As imagens via satélite permitirão identificar desmatamento com até 300 metros quadrados.
Em seu discurso, o secretário voltou a defender as Parcerias Público Privadas (PPP) e reafirmou que irá lançar a primeira PPP para a gestão das unidades de conservação.
O primeiro modelo será implementado no Parque Estadual da Ilha Grande. Segundo ele, dentro de 30 dias, será lançado aviso de consulta pública para que as empresas manifestem interesse na Ilha Grande.
O prefeito de Teresópolis, Mario Tricano, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado e destacou que a construção da sede trará muitos benefícios para a cidade e para a população.
Portanto o chefe do Parque Estadual dos Três Picos, Ricardo Raposo, destacou que a construção da sede atende a uma antiga reivindicação dos moradores.
Então o Parque Estadual dos Três Picos possui área total aproximada de 65.113 hectares e abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
Gov – RJ Rio de Janeiro
A previsão para visitas é em 2020 vamos aguardar o termino das obras de acesso e instalações no parque.
Wow, I love your blog!