Parque de Madureira no Rio de Janeiro

Parque de Madureira no Rio de Janeiro uma referência do subúrbio carioca como reduto do samba e ponto de comércio popular,  o bairro de Madureira ganhou há um ano outro motivo para se orgulhar.

O Parque Madureira,  terceiro maior parque urbano da cidade, atrás apenas do Aterro do Flamengo e da Quinta da Boa Vista.

Com Com mais de 3,15km de extensão, o Parque Madureira leva diversão, lazer e cultura para a região com aproximadamente 450 mil metros quadrados e diversas opções de lazer, esporte e cultura .
Portanto para o público das mais variadas idades, o parque atrai, diariamente, de cinco a dez mil pessoas nos dias de semana e até 60 mil nos finais de semana.
 
Mais importante o parque foi inaugurado em 23 de junho de 2012 e ampliado em 2015.
 
O local tem duas quadras polivalentes, uma quadra de areia, um campo de grama sintética, academia ao ar livre, academia da terceira idade, playground, áreas de bocha e tênis de mesa, ciclovia, um Centro de Educação Ambiental e uma pista de skate.
 

Atividades e Esportes 

 

Segundo o gerente gestor do parque, Claudio Cassetti, o perfil dos frequentadores é bem variado.

Durante a semana, o espaço é, em sua maioria, dos moradores de Madureira e de bairros vizinhos, que aproveitam a enorme área para realizar exercícios físicos.

Já nos finais de semana, além das famílias que batem ponto no Parque Madureira, o espaço é ainda mais democrático: muitos turistas e cariocas de todas as regiões e tribos (incluindo os skatistas, que adotaram o local como point número um da cidade).

O parque veio para mudar a qualidade de vida das pessoas da Zona Norte. Os usuários têm o parque como se fosse a extensão da casa deles. Isso impactou muito a região e valorizou os imóveis.

 Já tivemos até comunhão aqui. Vêm pessoas todos os lugares do Rio e da Baixada Fluminense – disse Casseti. 

Por causa da implantação do parque, o aposentado Valdir Ferreira, 61 anos, deixou a Penha para morar em Madureira. E diz que não se arrepende:
 
 Esse parque é saúde, é qualidade de vida. Ele está aprovado em todos os aspectos: segurança, conforto e área para a prática de atividades.
Venho praticamente todos os dias e fico quase três horas me exercitando e conversando. Não faltam opções.
 

O parque, que é totalmente sustentável, tem sistemas de reaproveitamento de água da chuva e energia solar, telhados verdes e lâmpadas LED.

É o primeiro parque público do Brasil com certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) – o selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini.

Serviços no Parque de Madureira

 Para um maior conforto e comodidade dos frequentadores, o espaço também conta com banheiros e quiosques comerciais.

Morador de Tocantins, Leandro Matera, 34 anos,  levou a família para conhecer o parque e aprovou:
O parque é bem acessível, limpo, muito bonito e com muitas opções para as crianças. Além disso, é um lugar seguro. Estou encantado. É inacreditável ter um espaço desse aberto à população.
 
Parque de Madureira no Rio de Janeiro também abriga duas estruturas culturais: a Praça do Samba, que conta com um palco em formato de concha acústica para apresentações artísticas, e a Arena Carioca Fernando Torres.
 
Além disso, uma Nave do Conhecimento funciona no local como polo de inclusão digital.
 

Palco de estrelas nacionais e internacionais, o Parque Madureira já recebeu shows de artistas como o cantor norte-americano Billy Paul, Orquestra Petrobras Sinfônica, Dudu Nobre, Arlindo Cruz e Martinho da Vila.

A  área de lazer fica na Rua Soares Caldeira, 115, e funciona de terça-feira a domingo, das 5h às 22h. Às segundas-feiras o espaço fica fechado para manutenção.
 
Além de ficar situado entre os bairros de  Madureira e Guadalupe no Rio de Janeiro.
 

Como chegar no Parque de Madureira 

Deixe um comentário