Leme bairro do Rio de Janeiro, um bairro tranquilo que é conhecido pela Pedra do Leme, local coberto por bosques onde fica o forte colonial Duque de Caxias com seu museu de história.
Também conhecida pela tranquila Praia do Leme no Rio de Janeiro, com uma larga faixa de areia dividida entre os surfistas, pescadores e visitantes.
Conheça um pouco o bairro do Leme
Então o bairro com suas ruas residenciais estão repletas de comércio, com bares descontraídos e restaurantes italianos .
Mais importante o bairro do Leme Rio de Janeiro fica localizado na zona sul da cidade, em um ponto pacato da cidade.
O bairro do Leme rj tem com divisas a Pedra do Leme, o oceano Atlântico, os morros da Babilônia e do Chapéu Mangueira, e a avenida Princesa Isabel.
Além disso é um bairro com ruas tranquilas, com muitos idosos ideal para aqueles que desejam morar em uma região residencial próximo da praia num lugar tranquilo.
O calçadão da praia do Leme contém muitos canteiros de flores e árvores por todos os lados, somente agitado nos fins de semana ou quando tem eventos na praia.
Um pouco da História do Leme rj
Mais importante na época do Império essa região onde era um lugar deserto e afastado onde famílias faziam passeios .
Portanto por ficar numa área de difícil acesso, até o final do século XIX somente existiam no local o Forte Reduto do Leme, a igreja de Nossa Senhora de Copacabana e alguns sítios.
A beleza da região atraiu as famílias à região e a área começou a ser muito procurada , entre 1892 e 1894, surgiu o primeiro loteamento dando origem ao inicio da ocupação da região.
Com a inauguração do Túnel Novo , em 1906, que levou a linha de bondes da Companhia Ferro-Carril Jardim Botânico ao bairro e também nesse mesmo ano houve a construção da Avenida Atlântica na orla.
Lembrando que no Morro da Babilônia ainda havia muitas chácaras, uma delas era pertencente a Wilhelm Marx, pai do paisagista Roberto Burle Marx.
Mais detalhes
Com o aumento de construções na região começou também a ocupação de suas encostas por volta de 1915, nos anos seguintes foram criadas novas comunidades como da Babilônia e do Chapéu Mangueira.
Então no Morro do Leme situava-se o Forte Duque de Caxias, construído em 1776, sendo desativado em 1975 sendo transformado em museu.
A partir de 1950 a verticalização das construções atinge o bairro, com a construção dos prédios de hotéis .
Como o Meridian , reformado em 2009 voltando com o nome Windsor Atlântica Hotel, além de edifícios residenciais.
Portanto em 1971 houve a duplicação da Avenida Atlântica que ganha novo visual para o Leme e Praia de Copacabana e junto o novo calçadão .
Logo no Leme temos o hotel Windsor Atlântica , nesse local, e costume ocorrer uma cascata de fogos de artifício durante o Réveillon.
Então nome do bairro do Leme foi escolhido devido à Pedra do Leme, que é contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo sua forma , visto de cima, lembra o leme de um navio.
Praia do Leme
A praia do bairro do Leme no Rio de Janeiro fica localizada à esquerda da Praia de Copacabana, e as pessoas não se ligam muito na divisa entre Copacabana e Leme .
Mais importante muitas pessoas acham que a Praia do Leme é uma extensão da Praia de Copacabana.
Comércio no Leme bairro do Rio de Janeiro
O bairro é pequeno e tem o comércio principal localizado em trechos das ruas Nossa Senhora de Copacabana, Gustavo Sampaio e Roberto Dias Lopes.
Encontramos muitas farmácias , bancas de jornal e lojas diversas de bairro, além de ter muitas atividades paralelas como cuidador de idosos e sistemas de câmeras segurança .
Pois é além de muitos restaurantes, bares, lanchonetes, pontos de taxi e muito mais o bairro tem um pouquinho de cada atividade para atender aos moradores.
Mapa do bairro do Leme como chegar
O Rio de Clarice