Visite o Jardim Botânico no Rio de Janeiro um dos mais belos jardins da cidade, o Jardim Botânico, tem como principal atração as palmeiras imperiais, semeadas pelo Príncipe-Regente D. João VI, em 1809.
Seus 41 hectares abrigam alguns dos principais exemplares da flora brasileira e mundial, são orquídeas, vitórias-régias, bromélias, flamboyants, vasta folhagem tropical e árvores seculares.
Este é o lugar preferido dos estudiosos, dos amantes da natureza, dos namorados e de todos aqueles que procuram tranqüilidade e paz.
|
Um passeio pelo parque, onde animais fazem parte do cenário ao som da melodia do canto de passáros que habitam o lugar, deixam os visitantes apaixonados.
Conheça sua Beleza
A beleza da natureza toma conta do visitante que, deslumbrado pelo colorido e a variedade da flora, Existe aproximadamente cerca de 8200 exemplares da coleção viva do jardim, as atrações ficam por conta de palmeiras imperiais e , como o pau-brasil, o aracá amarelo e o pau mulato, os canteiros medicinais e os jardins japonenes, sensorial e rotário. O orquidário, é um espetáculo de pura beleza.
Com aproximado três mil exemplares de 600 espécies diferentes deixam qualquer um sem folego pela sua rara beleza. Desde 1996, o joalheiro Antônio Bernardo adotou a coleção, assumindo a responsabilidade pela recuperação e manutenção das plantas.
Outras atrações são o bromeliário, com cerca de 1700 bromélias de diversas formações, o violetário, a estufa das plantas insetíforas – que capturam e digerem insetos, a coleção dos cactos, considerada uma das maiores do Brasil e a coleção de plantas medicinais.
Veja também aos seis lagos do Jardim, que abrigam belíssimas espécies de vitórias régia, lótus, papirus e água-pé. Entre eles, o Lago do Frei Leandro.Por isso visite o Jardim Botânico no Rio de Janeiro.
Um pouco de História
|
Conheça a história do nosso Jardim Botânico Rio de Janeiro Encantado com a beleza do local e aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais: foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, e mais tarde Dom João VI . Saiba mais… |
Jardim Botânico |
Palmeiras |
Localização e Horários
O parque está aberto aos visitantes de segunda a domingo, durante todos os dias do ano, excetuando-se 25 de dezembro, 1 de janeiro e momentos específicos de horários adotados pela Presidência do Instituto.
– Segundas-feiras: das 12h às 18h (Monday – from 12 noon to 6 p.m.).
– De terça a domingo: das 8h às 18h (Tuesday to Sunday – from 8 a.m. to 6 p.m.)
Muito importante o Jardim Botânico está aberto aos visitantes de segunda a domingo, durante todos os dias do ano, excetuando-se 25 de dezembro, 1 de janeiro e momentos específicos de horários adotados pela Presidência do Instituto.
O horário de visitação é: segundas-feiras, das 12 às 18h, e de terça a domingo, das 8h às 18h. Para mais informações, ligue para o Centro de Visitantes – Telefone: +55 (21) 3874-1808 / 3874-1214.
Preços
R$15,00
Aceitamos dinheiro e cartão de débito/Cash and Brazilian debit card
Meia entrada (Portaria JBRJ nº 052/2016)
O benefício da meia entrada se aplica a:
I- Estudantes regularmente matriculados em instituição de ensino, pública ou privada, nos níveis e modalidades previstos no Título V da Lei nº 9394/96, mediante apresentação de documento que comprove a matrícula. (Estudantes da rede pública em visitação escolar têm gratuidade).
II – Pessoas com deficiência.
III – Jovens até 21 anos, mediante documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional.
IV – Jovens de baixa renda (idade entre 15 e 29 anos) que pertençam a família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal – CadÚnico. Direito a benefício mediante apresentação da Identidade Jovem.
V – Pessoas a partir de 60 anos com apresentação de documento de identidade.
Acessos
Estacionamento
Rua Jardim Botânico, 1008 (com estacionamento e bicicletário)
Rua Jardim Botânico, 920 (sem estacionamento, com bicicletário)
Rua Pacheco Leão, 100 (somente pedestres).
Nos fins de semana, os visitantes do Jardim Botânico também podem utilizar o estacionamento do Jockey Club Brasileiro.
Rua Jardim Botânico, 1008
Estacionamento Jockey Club (somente nos fins e semana)
Praça Santos Dumont, 31
Riscos de atividades no Jardim Botânico
Antes de mais nada toda atividade realizada em ambientes naturais ou construídos pelo Homem, mas com muitos elementos da natureza, oferece riscos para as pessoas.
No arboreto do Jardim Botânico não é diferente.
Aqui temos árvores altas, plantas com espinhos ou venenosas, cascatas e lagos com musgo, além de animais silvestres.
Portanto, nossos visitantes devem ter cuidado e estar atentos com as crianças, pois existem riscos associados a tombos, quedas de galhos e folhas grandes, ferimentos em geral, intoxicação pelo contato ou ingestão de folhas, raízes ou frutos, ou mesmo causados pelos animais (que não são domesticados, podem morder, arranhar ou picar).
Visite o Jardim Botânico no Rio de Janeiro
Primeiramente é preciso evitar permanecer sobre os canteiros, subir em árvores, esmagar ou ingerir plantas e frutos, manusear cactos e outras espécies com espinhos, mexer em arbustos ou montes de folhas nos canteiros, andar em locais cobertos por musgos, se aproximar dos animais, enfim, qualquer situação que possa ocasionar problemas para as pessoas, as plantas e os animais.
Atenção às vezes, vendavais ocorrem e podem provocar danos nas árvores (algumas bem idosas); nesses momentos, talvez seja necessário evacuar o arboreto, para não expor os visitantes e funcionários a acidentes. Colabore e saia o mais rápido possível (sem correr); nossa equipe orientará esse procedimento e dará todas as explicações.
Mapa do Jardim Botânico
TEATROS | PARQUES | MUSEUS |
MAIS PONTOS TURISTICOS >> | 1 | 2 | 3 | 4 |
Outros Serviços
BAIRROS/RJ | CIDADES/RJ |
Visite o Jardim Botânico no Rio de Janeiro e se tem alguma observação faça nos comentários.