Igreja da Glória, fica no alto do Outeiro da Glória, no bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro. É considerada uma das belezas da arquitetura colonial do Brasil e um dos mais bonitos monumentos da cidade.
Devido a seu posicionamento e a sua localização elevada, é facilmente visível do Aterro da Glória e arredores.
Um pouco de História da Igreja da Glória
O inicio da construção não se sabe exatamente quando começou , sabendo-se apenas que foi inaugurada em 1739.
É provável que tenha sido começada nos anos 1730, ainda que alguns acreditam que as obras começaram ainda em 1714.
O projeto é provável que seja do tenente-coronel e engenheiro-militar português José Cardoso Ramalho, mas não há documentos que confirmem a autoria. A pedra utilizada na construção da igreja proveio da Pedreira da Glória, no Morro da Nova Sintra, no bairro do Catete.
A planta da igreja é composta por dois octógonos, o que lhe dá a forma de um “8”. Os espaços curvos – especialmente elípticos – são uma forma típica do barroco além de estrear na arquitetura do Rio nesta igreja.
Um dos octógonos é ocupado pela nave curva da igreja, enquanto o outro é ocupado pela sacristia. O interior da nave transmite uma sensação de monumentalidade, graças às pilastras de cantaria e ao teto abobadado.
Mais importante as partes baixas das paredes estão cobertas com magníficos painéis de azulejos brancos-azuis lisboetas, feitos entre 1735 e 1740 na oficina de Mestre Valentim de Almeida, com temas bíblicos, recentemente restaurados.
Mais Detalhes
A sacristia também está forrada de azulejos, mas com temas profanos . A igreja tem três bons altares de feição rococó, datados da transição entre o século XVIII e o XIX. Sobre o arco-cruzeiro da capela-mor se encontra o escudo da Família Imperial Brasileira.
O exterior da Igreja da Glória tem um perfil característico, com os dois corpos octogonais precedidos por uma torre quadrangular coroada com uma cúpula de forma “acebolada”.
Portanto o primeiro piso da torre tem uma galilé – espaço abobadado – por onde se entra na igreja através de um portal com um medalhão representando a Virgem e o Menino.
Este portal e dois outros estão esculpidos em pedra de lioz e foram trazidos de Lisboa na segunda metade do século XVIII.
A Família Real Portuguesa após sua chegada ao Rio de Janeiro em 1808, frequentou muito a Igrejinha da Glória. Na igreja, foi batizada, em 1819, a primeira filha de dom Pedro I e dona Leopoldina, a princesa Maria da Glória, futura rainha dona Maria II de Portugal.
A partir daí, todos os membros da Família Imperial foram batizados na Igreja da Glória, além de Dom Pedro II e a Princesa Isabel.
Em 1839, dom Pedro II outorgou o título de “imperial” à irmandade, a qual se tornou conhecida, a partir de então, como “Imperial Irmandade da Nossa Senhora da Glória do Outeiro”.
Como chegar na Igreja da Glória
Carro – Pode-se chegar pela Ladeira da Glória em frente a igreja tem um pequeno estacionamento.
Metrô – Saltar na Estação Glória e subir pela ladeira da Glória. Também pode-se chegar à igreja utilizando o plano inclinado, por onde sobe um elevador.
Ônibus – Pegar qualquer ônibus que passe pelo Aterro do Flamengo ou Praia do Flamengo e saltar em frente ao Hotel Glória.
Mais informações
Horário de funcionamento: De terça à sexta, de 9:00h às 12:00h e 13:00h às 17:00h. Sábados e domingos, de 9:00h às 12:00h.
Horário das Missas
Domingos 9h da manhã.
Domingos 11h da manhã, Missa da Irmandade.
Aulas de Crisma: Domingos 9h.
Missa Tridentina com Pe. João Jefferson todo 1o. Sábado do mês, 9h.
CONTATO
Praça Nossa Senhora da Glória, 135/204 Glória – Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP: 22211-110
Telefones: (21) 2225-2869 (21) 2557-4600
Fax: (21) 2557-6908
E-mail: irmandade@outeirodagloria.org.br
Fotos da Igreja da Glória
|
Fotos : Amwind – oriodejaneiro.com
Outros Serviços
PÃO DE AÇUCAR | NEGÓCIOS | PONTOS TURISTICOS |
Como chegar na Igreja da Glória