O Rio de Janeiro . com

Grumari um paraiso natural

Grumari um paraíso natural é um bairro do Rio de Janeiro que é famoso pelas praias selvagens, tanto a principal, Praia de Grumari, como também as praias do Perigoso, do Meio, Funda, e do Inferno, todas essas acessíveis por trilha ou pelo mar.

É o bairro menos populoso da cidade, pois grande parte de sua área é ocupada pela orla com suas praias e por uma área de proteção ambiental.

Local muito procurado pelos banhistas, surfistas, galera de corrida , caminhada, local de passagem de maratonas e pessoas que amam a natureza.

Faz limite com os bairros Barra de Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes.

ATIVIDADES E DICAS :

Banho de mar, surf, body board, mergulho, pesca, ciclismo, corrida e caminhada.

HORÁRIO IDEAL:

Recomenda-se que a área seja visitada no período diurno pois não há iluminação pública e como o local fica deserto fora dos horários de pico de dia é perigoso andar na região a noite.

Existe a preocupação ambiental da prefeitura com o aumento da procura pelas praias da Prainha e Grumari, no verão e esses locais poderão  ter  o acesso controlado, no horário de 8h às 15h. O objetivo é manter a orla sem irregularidades, garantindo o lazer, com responsabilidade sócio ambiental.

COMO CHEGAR A GRUMARI UM PARAISO NATURAL

Temos duas opções de acesso pelo Recreio  a Av. Estado da Guanabara começa na Estr. do Pontal, próximo à Praia da Macumba. É o trajeto pra quem segue para a Prainha e Praia do Abricó. A outra opção é a Estrada Roberto Burle Marx, que começa no encontro Av. Dom João VI com a Av. das Américas.

Um pouco da Historia de Grumari um paraiso natural


O nome, que vem do indígena “CURU” (seixos, pedras soltas) e “MARI” (que produz água), também é o nome de uma árvore encontrada nas encostas da região. Cercada pelas serras do Grumari, de Guaratiba e de Piabas, é a última área natural e preservada do litoral carioca.

O Parque Natural Municipal do Grumari, tombado pelo Estado em 1985, e pelo Município, em 1986. Praticamente isolada, seu acesso se dava pela estrada velha de Grumari, sinuosa , estreita e perigosa, vinda de Guaratiba ou pela trilha colonial na Serra de Piabas. Em 1970, foi aberta a Avenida Estado da Guanabara, ligando o bairro ao Recreio dos Bandeirantes.

Em Grumari há, também, a Praia do Abricó, para os adeptos do naturismo, e a Prainha, tombada, em 1989, como Área de Preservação Ambiental – APA – paraiso dos surfistas. Esta última integrava a antiga propriedade de Catarina de Sá e Benevides, nos tempos coloniais

Prainha
Prainha o paraiso dos surfistas cariocas é uma praia da região da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Possui estreita faixa de areia situada entre o maciço da Pedra Branca e o oceano Atlântico. É uma das praias mais procuradas pela galera carioca para a pratica do surfe. A área faz parte APA – Área de Proteção Ambiental Prainha, uma área florestal de proteção permanente e assim em que é vedada a construção de qualquer construção.

 MAPA DO BAIRRO DO GRUMARI


Exibir mapa ampliado

 


 

          Fotos do Bairro do Grumari

   

     Mirante da Prainha

   

         Praia de Grumari sempre deserta

   

    Praia de Grumari

   

                   Reserva do Grumari 

   

         Reserva do Grumari que maravilha

Evento Turtle Run em Grumari

Grumari vista da praia

Sair da versão mobile