Bairro do Grajaú Rio de Janeiro é um tradicional bairro de classe média e extremamente arborizado, localizado na chamada Grande Tijuca, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro tendo como bairros vizinhos a Tijuca, Vila Isabel, Andaraí e Engenho Novo.
Neste bairro encontramos o Hospital dos Italianos, Casa de Repouso Santa Isabel, muitas escolas, Colégio Companhia de Maria, creches, corpo de bombeiros, clubes tais como o Grajau Tênis Clube , Grajaú Country Clube e o Clube da Light .
Além de bancos, feiras, Igreja Nossa Senhora do Perpetuo, praças tais como Edmundo Rego, Pça Nobel, Largo do Verdum e muito verde com a reserva do Grajau onde se encontra o Pico do Papagaio além de muitas outras coisas maravilhosas.
<< Vista do Praça Edmundo Rego
Um pouco de Historia do Bairro do GrajaúInicialmente, o Grajaú pertencia a uma grande sesmaria doada aos padres jesuítas no século XVI e que foi destinada para o cultivo de cana-de-açúcar, sendo toda a região conhecida pelo nome de Andaraí Grande. No final do século XIX, o termo Andaraí Grande veio a ser abolido, dando origem aos bairros de Vila Isabel (1873), Aldeia Campista e Grajaú (1912) em que a primeira rua aberta no bairro foi a Estrada do Andarahy, em 1875, hoje Rua Barão de Mesquita.
Outro loteamento, denominado Vila América, incluiu os terrenos próximos à atual rua Botucatu. Em 1918, o construtor italiano Francisco Tricárico, que havia se instalado no bairro, sendo fiel a uma promessa que fizera na Itália, quando estudante, construiu a capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição no quintal da casa, a qual tornou-se o centro da vida comunitária nos anos 20. No entanto, foi somente na década de 20 que se desenvolveu o atual desenho do Grajaú, sendo que a expansão urbana no bairro. Quando implicou na canalização de córregos e cursos d’água afluentes do rio Maracanã que atravessam o subterrâneo de algumas de suas ruas, as quais, na sua maioria, receberam nomes indígenas. Em 1925, foi fundada a primeira sede do Grajaú Tênis Clube e, devido ao seu nome, o bairro veio a se tornar conhecido na cidade. A história continuaCom a construção da igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em 1931, a capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição passou a funcionar apenas em caráter particular. Mais importante sendo aberta ao público apenas no dia 8 de dezembro, quando se homenageia Nossa Senhora da Conceição. Tendo se desenvolvido, o bairro começou a ser atendido por uma linha de bondes elétricos que mais tarde, na segunda metade do século XX, veio a ser extinta, mantendo-se apenas ônibus.
Foi nesta época que o Poder Público permitiu que fossem construídos novos empreendimentos da construção civil através de condomínios edilícios que modificaram a paisagem do bairro, afetando também a sua estrutura datada do começo do século. Principalmente quanto aos serviços de esgotamento sanitário prestados pela CEDAE, cuja tubulação não foi projetada para suportar uma intensa utilização. Infra Estrutura
|
Parque Estadual do Grajaú MAPA DO BAIRRO DO GRAJAU
|
Estrada Grajau Jacarepaguá
Primeiramente a Estrada Grajaú Jacarepaguá tem o nome verdadeiro de Avenida Menezes Cortes, com sua via em pista dupla, é trafegada por carros, ônibus e caminhões.
É uma estrada bastante sinuosa com trechos de subida e descida, cortando a Serra dos Pretos-Forros e em sua parte mais alta á área é conhecida como Cabana da Serra com uma vista maravilhosa para a nossa cidade.
Estrada Grajaú Jacarepaguá
É ligação entre os bairros cariocas de Jacarepaguá (Zona Oeste) e Grajaú (Zona Norte). É um dos principais vias de ligação das zonas norte e oeste, diversas linhas de ônibus passam por ela, e o tempo médio de travessia é de 10 minutos.
Em épocas de chuva forte é comum ocorrer deslizamento de barreiras na pista, principalmente nos trechos perto das favelas dos bairros de Lins de Vasconcelos e Engenho Novo, como Cotia, Encontro e Cachoeira-Grande, que ficam a beira da estrada.
Fotos do Bairro do Grajau rj
Acessos ao Bairro do Grajau rua Barão de Mesquita |
Praça Edmundo Rego |
Largo do Verdum |