Gardênia Azul é um bairro perto da Barra da Tijuca de classe média-baixa da zona oeste do Rio de Janeiro, localizado na Baixada de Jacarepaguá. Nele está localizada a casa-grande da Fazenda do Engenho Dágua, fundada na época do Brasil Colônia e tombada pelo IPHAN, Barra Music, varias industrias além do trecho inicial da Linha Amarela.
O bairro é constituído de muitas residências e pequenas moradias tipo kitinete, meia água nas comunidades existentes no bairro.
O grande atrativo deste bairro é a localização privilegiada junto a linha Amarela e bem próximo dos bairros da Barra e Recreio onde absorve uma grande parte de mão de obra dos moradores desta localidade.
Faz limite com os bairros do Anil, Freguesia e Cidade de Deus.
Gardênia Azul um bairro perto da Barra e suas Comunidades como Vila Nova Esperança .Se localiza entre o bairro e a avenida Ayrton Senna, e surgiu no início da década de 1990. O local era um grande laranjal de propriedade de Antônio Escalda. Na época que os descendentes de Escalda lutavam para recuperar o sítio embargado na Justiça por falta de pagamentos de impostos, aconteceram as invasões sem que as autoridades tomassem qualquer decisão.Canal do Anil |
Expansão de uma antiga comunidade de pescadores (até hoje alguns moradores ainda mantém a prática).
Ao longo dos últimos 20 anos, devido ao processo de especulação imobiliária das áreas centrais da cidade e a migração da população mais pobre, a comunidade chegou à dimensão atual, de cerca de mais de 500 moradias e vários estabelecimentos de pequeno comércio. Alguns moradores vivem no local há mais de 40 anos.
Em 2007, a parte sul da comunidade, mais próxima da Barra da Tijuca e, atualmente, da Vila Pan-Americana — portanto, tende a ser objeto de forte especulação imobiliária –, foi surpreendida por uma ação da Prefeitura — pois contou com o auxílio de Guardas Municipais e Policiais Militares, mas não tinha ordem judicial para tal ação –, com o objetivo de, segundo a própria prefeitura, remover as casas dos moradores da favela por se tratar de uma área de risco.
Algumas casas chegaram a ser demolidas em 1º de agosto, mas, graças à resistência dos moradores desta favela e ao apoio de movimentos sociais, novas demolições não voltaram ainda a acontecer.
Comunidade Novo Rio
Iniciada em 2001, cujo fundador e ex-líder comunitário foi Marco Aurélio França Moreira (“Marcão”), assassinado em 14 de Janeiro de 2009 um lider comunitário.
No bairro também temos a casa de espetáculos Espaço Hall na Av. Ayrton Senna.
|
MAPA DO BAIRRO DE GARDÊNIA AZUL
Exibir mapa ampliado |
Fotos do Bairro do Gardênia Azul
Area de comercio do Bairro Gardênia Azul
Clinica da Familia no Gardênia
Campo de Futebol no Gardênia Azul
Comunidade do Gardênia junto a Linha Amarela
Trevo Muniz de Aragão no Gardênia