
Forte de Copacabana visitação e ingresso . Aqui você encontra essas respostas e tendo uma vista linda, quem vê de longe admira sua beleza e a grandeza de uma verdadeira fortaleza muito bem dimensionada e localizada na Ponta da Praia de Copacabana no posto 6 no Rio de Janeiro.
Com uma localização privilegiada, tem uma visão da orla da praia de Copacabana, da Praia do Diabo, inicio da Praia do Arpoador e do Oceano também que banha a Cidade. Um belo lugar que deve ser visitado quando estiver visitando o bairro de Copacabana no Rio de Janeiro.
Pois é o Forte de Copacabana visitação e ingresso , também conhecido Como Museu Histórico do Exército,com suas Instalações o visitante encontra o Museu, Exposições permanentes e temporarias, Confeitaria Colombo, Café do Forte, uma fortificação com uma cúpula dos Canhões entre outras instalações.
Pois é entre suas Instalações temos uma Casamata com o suas caracteristicas originais com as Muralhas Junto ao Mar com 12 metros de espessura garantido a sua segurança.
UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE O FORTE DE COPACABANA
De acordo com os livros no inicio do Século XX, tornou-se necessário, posicionar Canhões de longo alcance que evitassem uma aproximação de embarcações que pudessem ameaçar a entao capital de país de Fazer. O local, definido e escolhido foi uma ponta onde tinha uma Igrejinha da praia de Copacabana .
Então no dia 16 de dezembro de 1907, o entao major Luís Eugênio Franco Filho, adjunto da direção de Engenharia, foi nomeado para chefiar a Construção do Forte, de um a Acordo com o Projeto Adaptado.
Além disso como as Obras do forte de copacabana rio de janeiro foram inauguradas em 5 de janeiro de 1908.
A Coordenação do Major Arnaldo Pais de Andrade, com as autoridades e presença, o presidente da República, Afonso Pena, e o Ministro da Guerra, marechal Hermes da Fonseca .
Primeiramente a Inauguração do Forte de Copacabana foi em 28 de setembro de 1914, pelo então presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca.
Portanto considerado na, época, uma moderna estrutura de guerra da América do Sul e um marco para a engenharia militar da época. O Seu Primeiro comandante, nomeado em 1912, foi o major Antônio Carlos Brasil.
Depois da Inauguração do Forte, em 1919 foi adquirido o terreno adjacente, e demolida a igrejinha que remontava à primeira metade do século XVIII, para dar lugar ao quartel de Paz, concluído em Outubro de 1920.
Ultimos tiros dos Canhões do Forte
Mais importante os últimos disparos dos canhões foram dados por ordem dos militares legalistas sob o comando do marechal Teixeira Lott, contra o Cruzador Tamandaré, em 11 de novembro de 1955, transportando Carlos Luz, alguns ministros e aliados rumo a Santos.
Portanto na ocasião foram feitos doze disparos durante vinte minutos, sem, no entanto, atingir a embarcação, que estava desarmada .
Mais importante , no forte também possui uma confeitaria Colombo. Além disso o lugar é belíssimo para fazer uma refeição ou tomar um café, curtindo ao mesmo tempo a vista de Copacabana e do Pão de Açúcar!
Mais informações da Confeitaria colombo mais a abaixo no café do forte de copacabana rio de janeiro.
UM POUCO DE HISTÓRIA DO MUSEU HISTÓRICO DO EXERCITO
Em primeiro lugar Para proteger a Baia da Guanabara, foi idealizado um Sistema Defensivo da Cidade do Rio de Janeiro, com fortificações de artilharia em pontos estrátegicos..
Portanto no início do século XX, para diminuir a vulnerabilidade do Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil, o Ministro da Guerra, Marechal Hermes da Fonseca, falou ao Presidente Afonso Pena a necessidade da construção de uma nova fortificação, no local escolhido pelos portugueses desde a época de D João VI.
A principio em 16 de novembro de 1907 o Major Luís Eugênio Franco Filho foi indicado para dirigir a construção desta fortificação.
Acima de tudo em 5 de janeiro de 1908, ocorreu o lançamento da pedra fundamental, com a presença do Presidente da República, Afonso Pena, e do Ministro da Guerra, Marechal Hermes da Fonseca.
Então o Forte de Copacabana foi construído na área da igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana , pois era uma região cujas rochas avançavam contra o mar na direção da entrada da Baía de Guanabara, oferecendo excelente área para posicionar a artilharia de defesa.
No século XVIII, com a inauguração dessa capela em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana , hoje o local do forte de Copacabana o nome da praia e da região foi trocado para “Copacabana”.
INFORMAÇÕES GERAIS COMO CHEGAR E VISITAR
Atenção ao protocolo específico de combate ao COVID-19 O uso da máscara é obrigatório durante toda a visitação, podendo ser retirada somente caso o visitante vá fazer uma refeição em uma das cafeterias.
A máscara é de responsabilidade de cada visitante trazer a sua. É obrigatório passar pela triagem antes de entrar. Não será permitida a entrada de pessoas com temperatura acima de 37.8ºC. A entrada de visitantes.
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, 1 Posto 6 de Copacabana – Rio de Janeiro – cep 22.070-020
Horário de Funcionamento
De Terça a Domingo e feriados, das 10h às 18h00
Localidade: Forte de Copacabana não possui o o Estacionamento.
Forte de Copacabana visitação e ingresso
Preco :Na bilheteria
Adultos – R $ 6,00
Estudantes – R $ 3,00
Maiores de 60 Anos – R $ 3,00
ISENÇÃO
Militares das Forças Armadas
Maiores de 80 Anos
Grupos agendados
Menores de até 10 Anos
Observações:
– Forma de Pagamento :. Dinheiro
– Localidade: Não há estacionamento
– Localidade: Não é permitido fotografar ou filmar nenhuma interior do Museu e da Fortificação
COMO CHEGAR:
Ônibus: Linhas 121, 126, 127, 484 e 455
Metrô: Estação Cantagalo (Copacabana) e Estação General Osório (Ipanema)
Acessibilidade aos visitantes
Contudo a estrutura do local possui rampas em todo circuito de visitação e sanitários adaptados para cadeira de rodas.
Assim também o acesso aos salões do Museu Histórico do Exército é facilitado através de rampas e pelo elevador.
Importante há cadeira de rodas disponível para empréstimo, que deve ser solicitada na recepção do Forte .
Política de Visitação
Protocolo específico de combate ao COVID-19 O uso da máscara é obrigatório durante toda a visitação, podendo ser retirada somente caso o visitante vá fazer uma refeição em uma das cafeterias. Cabe a cada visitante trazer a sua. É obrigatório passar pela triagem antes de entrar. Não será permitida a entrada de pessoas com temperatura acima de 37.8ºC.
MAPA COMO CHEGAR AO FORTE DE COPACABANA
CAFÉ DO FORTE DE COPACABANA
Primeiramente localizado no Forte , o Café do Forte da Confeitaria Colombo (Forte de Copacabana) de frente para um dos mais belos cartões-postais da Cidade, a Praia de Copacabana.
Pois é o Forte de Copacabana restaurante que além dos tradicionais bolos, doces, salgados e waffles, nosso cardápio conta com saladas, sanduíches e massas.
Oferecemos serviço de café da manhã, almoço e chá da tarde.
Pois é de terça a sexta (EXCETO feriados) o Café do Forte oferece também cardápio hum especial de Almoço à la carte.
CONFEITARIA COLOMBO DO FORTE DE COPACABANA
Endereço: Praça Cel Eugênio Franco nº1 – Posto 6, Copacabana – RJ (dentro do forte de copacabana)
Telefone: 21 99603-2171 • 21 3201-4049 (informações e recados)
Horário de Funcionamento:Terça-feira a domingo, das 10h as 20h.
Reservas pode ser :
Trabalhamos com reservas somente de terça à sexta (exceto feriados e datas entre feriados emendados).
Reservamos para no máximo 50 convidados.
Nossos e-mails são respondidos em até 48h de segunda à sexta.
Reservas com menos de 24h, favor verificar disponibilidade através do telefone 99603-2171 – de terça a sexta, das 10h às 19h.
Mais importante aos sábados, domingos e feriados, devido ao grande movimento, funcionamos com fila de espera por ordem de chegada.
Nos meses de Janeiro e Julho não trabalhamos com reservas.
VIDEO FORTE DE COPACABANA
FOTOS DO FORTE DE COPACABANA




Mas se você tem alguma informação a mais sobre o Forte de Copacabana portanto envie, nos comentários para todos ficarem sabendo.