O Parque Municipal Fazenda do Viegas foi sede do antigo Engenho da Lapa, fundado pelo colonizador Manuel de Souza Viegas, que deu nome ao morro, ao caminho e à estrada, no século XVII. Em 1725 a fazenda pertencia a Francisco Garcia do Amaral, que nela construiu a Capela de Nossa Senhora da Lapa.
A fazenda era então famosa pelos seus equipamentos, destacando-se o Engenho da Lapa, o qual produzia semanalmente 22 caixas de açúcar de 50kg e 1.000 litros de aguardente. Em 1777, possuindo 53 escravos, o Engenho da Lapa era considerado o segundo em importância na então freguesia de Campo Grande.
A Fazenda do Viegas produziu cana-de-açúcar por quase 80 anos, sendo considerada a segunda em importância na freguesia de Campo Grande. Com o surgimento da cafeicultura no início do século XIX, a fazenda foi uma das precursoras da produção do café no Brasil e suas lavouras se espalharam pelas Serras de Bangu, Lameirão e do Mendanha, atingindo o ápice nos anos de 1800. Atravessada pela Estrada Real de Santa Cruz (atual avenida de Santa Cruz), serviu de hospedagem ao Imperador Dom Pedro II em suas viagens a Santa Cruz. Nessa época, pertencia aos herdeiros de Helena Januária Campos Cardoso.
Em 1938, a sede da Fazenda do Viegas e Capela anexa foram tombadas pela União. Em 1995, uma reforma feita pela Prefeitura (DGPC) recuperou os históricos imóveis, e, em 1999, a SMAC realizou projeto de revitalização paisagística e cercamento do local, consolidando o “Parque Municipal Fazenda do Viegas” como importante área verde.
“Parque Municipal Fazenda do Viegas”
Localiza-se numa elevação isolada que tem, ao Sul, a Serra do Viegas, e a Sudoeste, a Serra do Lameirão, integrantes do Maciço da Pedra Branca. O Parque está situado na Rua Marmiari, no 221, no bairro de Senador Camará, tendo como limites as ruas Professor Ulisses Nonohay, Marmiari e Avenida Carlos Correia. Com uma área de 8,49 ha.
LOCALIZAÇÃO :
R. Marmiári, 221 – Senador Camará RJ
O acesso ao Parque através da Avenida Santa Cruz, principal eixo viário da área, que faz a ligação entre os bairros de Realengo e Senador Vasconcelos, passando pelos bairros de Padre Miguel, Bangu, Senador Camará e Santíssimo, e que se constitui em via de acesso destes a Campo Grande, principal centro comercial e de serviços da Zona Oeste. A partir da Avenida Santa Cruz, que conta com diversas ligações por vias secundárias à Avenida Brasil, se chega à Estrada do Viegas, onde se situa a entrada do Parque.
Na Avenida Santa Cruz, de onde deverá fazer uma curta caminhada até a entrada do Parque, as linhas no 396 (Largo de São Francisco-Bairro Jabour), 689 (Méier-Campo Grande), 746 (Cascadura-Senador Camará/circular), 864 (Bangu-Campo Grande), 870 (Bangu-Sepetiba), 817 (Campo Grande-Fazenda Botafogo), 795 (Pavuna-Magalhães Bastos) e 1.132 (Castelo-Campo Grande), sendo esta última uma linha especial.
O parque é local de visitas escolares, caminhadas,nele ocorrem eventos relacionados a datas comemorativas, Além das construções, típicas do Brasil colônia, o local possuí elementos nativos da fauna e flora da Mata Atlântica, tendo as edificações construidas da antiga Fazenda do Viegas muitos serviços feitos em cantaria.
Exibir mapa ampliado