Engenho de Dentro um bairro carioca simples de passagem, localizado no subúrbio, dividido pela linha do trem.
Este bairro era caracterizado principalmente pelas oficinas de manutenção da rede ferroviária federal assim como pelo hospital psiquiátrico PedroII, museu ferroviário e a escola de samba Arranco.
Portanto para os mais antigos pelo bloco da chave de ouro de carnaval da quarta feira de cinzas além da tradicional malhação de judas na semana santa.
Bairro do engenho de Dentro
Mas o tempo passa e o mundo gira e Engenho de Dentro passou a ser também conhecida através da musica de Jorge Ben , o desenvolvimento municipal também passou por aqui com a construção da linha amarela que deixou os moradores bem próximo da praia da Barra da Tijuca.
É o futuro também chegou aqui, o mundo continua a girar e o bairro entrou na era dos esportes e dos grandes eventos ganhando o Estádio Olimpico, talvez até com a força de um filho ilustre e que muitas glorias teremos pela frente.
O mundo continua a girar e Engenho de Dentro está aguardando por mais conquistas para seus moradores, qualidade de vida e desenvolvimento.
A.Marques
Engenho de Dentro é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, de maioria classe média e média-baixa. É cortado pela Estrada de Ferro Central do Brasil . O bairro tem os seus limites demarcados com os bairros de: Inhaúma, Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Piedade, Pilares, e Todos os Santos. Desenvolveu-se, na segunda metade do século XIX, a partir da implantação da antiga Estrada de Ferro Pedro II (Estrada de Ferro Central do Brasil), após a proclamação da República, foi erguido um galpão de pintura de carros, atual Museu do Trem. Além do Museu do Trem, o bairro também conta com o Museu de Imagens do Inconsciente, localizado no Instituto Nise da Silveira. Chave de OuroChave de Ouro pertence ao bairro do Engenho de Dentro, fica próximo à Rua Adolpho Bergamini, onde existem inúmeras casas de comércio, cartório, zona eleitoral, restaurantes e comércio de bairro. Portanto desde a sanção da lei municipal nº 2718/98, de autoria do vereador local S. Ferraz, a administração pública passou a reconhecer oficialmente o logradouro histórico Chave de Ouro, embora esta lei ainda não o tenha definido exatamente como um novo bairro. Mais importante A partir de 1943, esta região tornou-se famosa pelo bloco Chave de Ouro, que saía na quarta-feira de Cinzas, sendo duramente reprimido pela polícia. Essa repressão durou até 1978 porque Chave de Ouro se tornou popular na década de 50 por ser o ponto de partida para os foliões do bloco carnavalesco intitulado “O que é que vou dizer em Casa?” Inicialmente o bloco era formado por cidadãos presos durante os festejos do Carnaval que nesse dia eram liberados . Engenhão
|
Estação do Engenho de Dentro – Ampliação feita para as Olimpíadas
Que passou por serviços de ampliação de capacidade e aumento do conforto aos passageiros, além de cumprir os compromissos de atendimento ao Estádio do Engenhão, assumidos com o Comitê Olímpico Internacional.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José |
Posto de Saude |
Sesc do Engenho de Dentro
Fotos do Bairro do Engenho de Dentro
Rua Adolfo Bergamini no Engenho de Dentro |
Vista do Estadio Olimpico RJ |
Engenho de Dentro moradias do bairro |
Acesso Engenhão |
Av. Amaro Cavalcanti no Engenho de Dentro |
Sesc do Engenho de Dentro |
Fotos Amwind – oriodejaneiro.com
Onde fica o Engenho de Dentro