Engenhão – Estádio Olímpico João Havelange, também conhecido popularmente por Engenhão, é um estádio poliesportivo localizado no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, localizado no bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro.
As Obras de adaptação do Engenhão para os Jogos Olímpicos, o Engenhão – que será palco de provas de atletismo, futebol, e paratletismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Saiba mais
Estadio Olimpico João Havelange |
Construído no governo anterior e de propriedade municipal, mas arrendado pelo Botafogo F.R. no ano de sua inauguração até 2027, o local foi usado para sediar as competições de atletismo e futebol dos Jogos Pan-americanos de 2007.
Atualmente, tem capacidade total para mais de 46 mil pessoas sentadas, porém, sofrerá ampliação para 60 mil espectadores visando a realização da Olimpíada de 2016.
Considerado o estádio mais moderno da América Latina, seu gramado tem dimensões de 105 x 68 m, onde o Botafogo tem o mando de campo de suas partidas.
Há um projeto de ampliação da capacidade do estádio para 60 mil espectadores. Esta é uma exigência do Comitê Olímpico Internacional para a realização das Olimpíadas, pois os locais destinados às provas de atletismo devem apresentar o mínimo de 60 mil lugares.
Seriam construídas arquibancadas superiores nas alas Norte e Sul, fechando o anel superior do Engenhão. Com a confirmação do Rio de Janeiro como cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, está em pauta a ampliação do estádio, que não interditariam o estádio, previsto para 2013.
Engenhão – Estádio Olímpico João Havelange foi o primeiro estádio como sede exclusiva do atletismo nos Jogos Olímpicos.
CORRER EM VOLTA DO ENGENHÃO
Caminhada em torno do engenhão é relativamente tranquila da para fazer uma volta em torno de 15 minutos para iniciantes.
Onde: Engenho de Dentro
Extensão: 2 km
Positivo: O entorno do estádio é totalmente plano, ideal para iniciantes, e tem 2 km de extensão em uma volta, uma boa distância.
Negativo: Não tem área para corredores, como no Maracanã. As calçadas são estreitas e, em alguns trechos, você está junto a rua com os carros .
Como chegar ao Engenhão
Mais importante o torcedor que for ao Engenhão terá à sua disposição diversos meios de chegar ao estádio.
Além das 40 linhas de ônibus que atendem à região do Engenho de Dentro , há duas boas opções utilizando o metrô.
A primeira é o ônibus de integração Barra Expresso, via Nova América e Del Castilho, que tem um ponto extra próximo ao estádio.
A outra alternativa é a integração com a Supervia, de trens, na estação Central e São cristóvão.
Vale lembrar que, sempre em dias de jogos, há composições extras da Supervia saindo da estação engenho de Dentro indo em direção à Central do Brasil, e de lá partindo para os ramais Japeri e Santa Cruz.
Uma dica importante para quem vai utilizar metrô e trens é comprar os bilhetes de ida e volta antecipadamente, para evitar as filas que se formam na saída do estádio, após o jogo.
Para quem for de carro para o Engenhão, há um estacionamento com apenas 1660 vagas disponíveis. O acesso é pela Rua das Oficinas, no próprio estádio.
Galpões do Engenhão
São dois galpões com cerca de 35 mil m² de área, localizado em frente à estação de trem que leva o nome do bairro, e integrado ao complexo do Engenhão.
Portanto é um local grande com bastante espaço livre e coberto para se fazer varias atividades como na parte da manhã varias acessórias de condicionamento fisico, e também rola o Samba da Feira, na tarde dos sábados .
Praticamente é uma área de lazer que serve para vários esportes desde a academia da terceira idade, corrida, caminhadas, skate, bikes e muito mais.
Além de vários eventos temporários que são criados no local.
Linhas de ônibus na região do Engenho de Dentro
Engenhão como chegar – Mapa |