Começa o plantio da Floresta dos Atletas no Parque Radical de Deodoro

floresta-deodoro

O Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste da cidade, começou a ganhar vida nesta quarta-feira (21/09/16), data em que se comemora o Dia da Árvore no Brasil. Atletas, alunos da rede municipal de ensino e autoridades participaram do plantio das 207 primeiras mudas, de quatro espécies de árvores (jequitibá, ipê, grumixama e pau-brasil), que, no solo, formaram o símbolo da árvore no mundo, idêntico ao que foi projetado no estádio do Maracanã, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto. Hoje, data também que se comemora o Dia Internacional da Paz, o símbolo da árvore no mundo ganha ainda mais representatividade já que faz contraponto ao símbolo da paz, promovendo, assim, o conceito de sustentabilidade.

A quantidade de mudas plantadas hoje correesponde às delegações presentes no evento esportivo. A partir do próximo ano, o local receberá as 12 mil mudas, de mais de 200 espécies, que foram germinadas pelos atletas durante a cerimônia e estão sendo cultivadas em um horto localizado na cidade de Silva Jardim, no interior do estado. Como essas mudas ainda não atingiram os 50 cm necessários para plantio, o evento desta quarta-feira foi simbólico.

Dirigida pelos cineastas Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas, a cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos incluiu mensagens sobre questões ambientais como a emissão de g cás carbônico, o aquecimento global e o aumento do nível do mar, além da leitura do poema “A flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade, pela atriz Fernanda Montenegro. O ponto alto da festa foi a formação dos arcos olímpicos – feita com plantas.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, ações como a desta quarta-feira fazem com que as pessoas aprendam ver as árvores não somente como partes integrantes da paisagem, mas como algo fundamental para o equilíbrio do ecossistema.

Já os atletas que não tiveram a oportunidade de participar da cerimônia de abertura, por conta do calendário de competições, mas conseguiram plantar uma muda em Deodoro, disseram-se orgulhosos por fazer parte de um momento histórico para a cidade, como é o caso da representante da Ginástica Artística Jade Barbosa, que se emocionou durante o plantio das mudas.

Os estudantes da rede municipal de ensino fizeram questão de registrar cada momento do plantio com máquinas fotográficas e telefones celulares.

O plantio das mudas no Parque será feito em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados, onde, durante os Jogos, o público pôde acompanhar competições de Canoagem Slalom, Mountain Bike e Ciclismo BMX. Com o encerramento do evento esportivo, o espaço foi devolvido à população como área de recreação. 

O Parque Radical oferece áreas de descanso, chuveiros, piso antiderrapante e antitérmico, boias, espreguiçadeiras, mesas, cadeiras, ombrelones e banheiros químicos. Além disso, a estrutura inclui área para divertimento de crianças, pontos de venda de bebidas e lanches (por ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Ordem Pública), bebedouros e estacionamento gratuito.

O parque também oferece serviços de Guarda Vida em toda a extensão do lado, segurança privada e da Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar, e UTI Móvel. A limpeza é de responsabilidade da Comlurb.

O Parque Radical fica na Rua Tenente Serafim (esquina com a Avenida Marechal Alencastro). O local funciona de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e os menores de 12 anos só podem entrar se estiverem acompanhados de seus responsáveis. Além disso, todos devem portar documentos de identificação.

Prefeitura -RJ

 

 

Deixe um comentário