Cidade das Artes rj “antiga Cidade da Música”, com previsão de inauguração para Março de 2013, atualmente com o espetáculo teste “O musical” será a nova sede da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de janeiro, e o principal centro de espetáculos musicais do Estado do Rio de Janeiro.
Localizada no Cebolão, na Barra da Tijuca , abrigará a maior sala de concertos de orquestra sinfônica e ópera da América do Sul, com até 1.800 lugares .
Sobre o projeto, de autoria do arquiteto francês Christian de Portzamparc e bancado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foram gastos cerca de R$ 518 milhões de reais .
Tanto o orçamento quanto os prazos de conclusão sofreram grandes aumentos, o que fez com que a obra seja muito criticada e apelidada de Elefante Branco.
Com 97.400 metros quadrados de área construída e cinco núcleos, a Cidade das Artes abriga duas salas de espetáculos e 21 espaços multiuso compostos por três cinemas (total de 500 lugares), galeria de arte, salas de ensaio, salas de aula, lojas, cafeteria e restaurante.
O complexo será inaugurado oficialmente em março deste ano.
Historia da Cidade das Artes
Nova sede da Orquestra Sinfônica Brasileira e o principal centro de espetáculos musicais do estado do Rio de Janeiro, a Cidade da Música nome inicial do projeto , agora Cidade das Artes abrigará a segunda maior sala de concertos de orquestra sinfônica e ópera da América Latina após o Teatro Colón de Buenos Aires, com até 1.800 lugares. O conjunto possui aproximadamente 95 mil metros quadrados e conta, além das salas de concerto e música de câmara, 13 salas de ensaio e salas de aula. Do terraço, tem-se uma visão panorâmica da região, que abrange a praia da Barra e a Baixada de Jacarepaguá. Dois acessos estão em fase de finalização e devem unir a Cidade das Artes ao Terminal Alvorada. Cidade das Artes com as obras paralisadas pelo novo prefeito do Rio Eduardo Paes, para realização de auditoria nas contas do projeto.
Portanto foi apresentado em outubro de 2002, prevendo gastos de R$ 80 milhões e inauguração no fim de 2004. Contudo, tanto o orçamento quanto os prazos de conclusão sofreram grandes aumentos. A previsão da Prefeitura do Rio de Janeiro era de inaugurar a obra em agosto de 2008. Mas ocorreram atrasos na obra e sua inauguração foi remarcada para meados de dezembro. No entanto, mais uma vez, foi adiada, a pedido do Corpo de Bombeiros da cidade. A justificativa era que a obra não estava concluída. Inicialmente, a Cidade da Música seria batizada com o nome do jornalista e empresário Roberto Marinho, das Organizações Globo, falecido semanas antes do início das obras. O decreto (n° 23243) que deu nome à Cidade da Música foi expedido pelo prefeito Cesar Maia em 7 de agosto de 2003, um dia após a morte de Marinho. Mas a pedido da família de Marinho, que não queria ver o nome do empresário ligado à obra, o mesmo prefeito assinou novo decreto renomeando o complexo de, simplesmente, Cidade da Música após quatro anos de polêmicas, foi finalmente inaugurado em janeiro de 2013 .
|
Cidade das Artes Infra Estrutura |
-
Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22793-080Telefone:(21) 3325-0102 . Site oficial
PROJETO INICIAL DA CIDADE DAS ARTES
Fotos da cidade das Artes
Vista externa da Cidade das Artes
Outra fachada Externa da cidade das artes
segundo Nivel junto a sala principal da cidade das artes
Cidade das artes plateia principal
Cidade das artes salão principal
Cidade das artes salão principal vista do 2 andar
MAPA COMO CHEGAR CIDADE DAS ARTES RJ
Maravilhosa esta cidade parece um novo país.