Catumbi um bairro do Rio de Janeiro, é um bairro situado na Zona Central do município , faz limite com os bairros de Estácio, Cidade Nova, Centro, Santa Teresa e Rio Comprido.
O bairro abriga o Cemitério de São Francisco de Paula, conhecido como Cemitério do Catumbi, próximo ao Túnel Santa Bárbara, passou por reformas e melhorias , preservando sua arquitetura tradicional.
Um pouco de História do bairro do Catumbi
Antigamente a região, constituía-se em um vale úmido e sombreado por onde corria um rio nascido nos morros de Santa Teresa, o rio que era aproveitado para irrigação das lavouras de cana de açúcar na região.
Portanto o rio se chama papa couve e ganhou este nome , pois quando o mesmo transbordava arrastava as plantações de couve que haviam em suas hortas as margens.
Então hoje o rio esta canalizado e passa por dentro do Cemitério do Catumbi onde pode ser visto e atravessa a região.
Com o desenvolvimento as plantações deram lugar a sobrados ainda à época colonial e, desse modo, em fins do século XIX, a região constituía-se em um lugar de sobrados de classe média alta.
Desta forma a partir do século XIX, ciganos começaram a se instalar na região , transformando o local num reduto dessa comunidade até hoje.
Porém a partir do século XX, com a expansão da rede urbana em varias direções, o bairro entrou em decadência.
Mais importante na década de 1960, a construção do Túnel Santa Bárbara contribuiu para esse processo, transformando o bairro em um corredor de passagem.
Porém a região ficou agravada nas décadas seguintes pelo processo de inchamento das comunidades de baixa renda que lhe são vizinhas.
É um dos bairros mais antigos da cidade.
Catumbi teve um Chafariz
Então o antigo Chafariz do Catumbi, construído à mais de 200 anos , ainda existe lá na Rua Frei Caneca, fica bem guardado porque fica em frente a entrada do Quartel da Polícia Militar.
Atualmente o chafariz não funciona não dá nem para identificar direito , sendo apenas um ponto histórico de uma época quando a abastecimento de água na cidade era feito em alguns lugares de distribuição como os chafarizes.
Nestes pontos a água ficava disponível para os cidadãos da cidade, que, iam ao local pegar água para abastecer sua casas.
O bairro do Catumbi tem até uma lei que comemora o aniversário do bairro.
LEI Nº 4985 DE 22 DE JANEIRO DE 2009
(Revogada pela Lei nº 5146/2010)
INSTITUI O DIA 20 DE JULHO COMO DATA COMEMORATIVA DE ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DO CATUMBI E DETERMINA SUA INCLUSÃO NO CALENDÁRIO OFICIAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.