A Casa de Cultura Laura Alvim reabriu suas portas para a população. O espaço da Secretaria de Cultura/Funarj, que teve suas instalações modernizadas e ganhou nova identidade visual, funciona em um dos endereços mais privilegiados de Ipanema: Avenida Vieira Souto, 176.
O centro cultural reinaugura com seus dois teatros reformados, três cinemas, um grande salão para eventos de frente para o mar, salas multiuso, galeria de arte e espaço para gastronomia. Entre as novidades da Casa, está um estúdio musical para ensaios e gravações, aberto ao público.
A mais abrangente reforma desde a inauguração do centro cultural, há mais de 30 anos, foi patrocinada pela empresa suíça Omega, que se instalou no local durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A partir de agora, a Casa de Cultura Laura Alvim vai estar aberta todos os dias, das 13h às 2h. O novo site (www.casadeculturalauraalvim.rj.gov.br) trará toda a programação de seus espaços e será a ferramenta para inscrições em cursos e workshops.
– A Casa renasce como um centro cultural preparado para o século 21, contemplando as várias linguagens artísticas. Teremos palestras, workshops, oficinas, espetáculos e projetos culturais que atenderão aos diferentes gostos e perfis de público. Queremos que o Núcleo de Narrativas Visuais seja referência de fotografia, um ponto de estudo, acesso a novas técnicas. Teremos, para isso, a colaboração do Estúdio Madalena. Mas na galeria de arte também acontecerão exposições coletivas. E a música passa a ter mais um palco bacana neste verdadeiro patrimônio cultural carioca. O objetivo é democratizar a cultura no Rio de Janeiro – disse a diretora Renata Monteiro.
A Casa de cultura Laura Alvim
ARTES VISUAIS
A Casa de cultura Laura Alvim terá também um espaço destinado ao pensamento contemporâneo da fotografia, o Núcleo de Narrativas Visuais, com curadoria de Iatã Cannabrava, do Estúdio Madalena. A galeria está preparada para receber outras exposições.
TEATRO
O teatro principal ganhou 200 novas poltronas, equipamentos, camarins e outras instalações. Já o Teatro Rogério Cardoso – também conhecido como o Porão –, com 60 lugares, vai receber tanto peças teatrais quanto saraus, performances e outras possibilidades de eventos. A programação para o público começa no dia 6 de outubro, quando Elisa Lucinda inicia a temporada de Paixão, segundo Adélia Prado, que se estenderá até dezembro.
CINEMA
As salas de cinema tiveram a acústica melhorada e ficaram mais confortáveis. As exibições foram retomadas ontem.
MÚSICA
No dia 11 de outubro, estreia no Teatro Laura Alvim a série Música na Laura, com o irreverente Aymoréco, projeto de Chay Suede com Diogo Strauz. Serão duas atrações por mês, sempre às terças-feiras, às 20h, e uma hora e meia de show. Músicos e bandas vão se apresentar, com ingressos a R$ 10 e transmissão ao vivo para a plataforma Vivo, num sistema de captação e transmissão streaming. A ideia é incentivar e apresentar a efervescente cena musical brasileira. A Vivo é patrocinadora do Tudo na Laura, programação que engloba também o Estúdio Laura e o Teatro.
ESTÚDIO
No Estúdio Laura, jovens com idades entre 15 e 29 anos, das comunidades do Estado do Rio de Janeiro, que participam do projeto Territórios Culturais/Favela Criativa, da Secretaria de Cultura, vão poder fazer curso de gravação e produção musical, com duração de dois meses. Serão disponibilizadas 80 vagas e o curso inclui encontros com grandes produtores musicais e visitas a gravadoras. A capacitação visa a incentivar o talento criativo, reforçando a música como instrumento de transformação para a juventude carioca.
GASTRONOMIA
Aos sábados e domingos, quem quiser poderá tomar café da manhã, na varanda do terceiro andar da Casa, admirando a praia, das 8h às 13h. No moderno Bistrô, contemporâneo e bem brasileiro, haverá carta de drinks e cardápio criativo.
Governo – RJ