O Rio de Janeiro . com

Carnaval do Rio de Janeiro

Carnaval 2023

Então a Imperatriz Leopoldinense conquistou o título do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2023. O último título da escola tinha sido em 2001. Esse resultado e a nona conquista da escola  de Ramos.

Atenção no sábado das campeãs, além da Imperatriz vem  Viradouro, Vila Isabel, Beija-Flor, Mangueira GrandRio.

Classificação do grupo especial

Veja as notas das escolas de samba do RJ em 2023:
  • 1-Imperatriz Leopoldinense: 269,8.
  • 2-Viradouro: 269.7.
  • 3-Vila Isabel: 269,3.
  • 4-Beija-Flor: 269,2.
  • 5-Mangueira: 269,1.
  • 6=Grande Rio: 268,6.
  • 7-Salgueiro: 268,5.
  • 8-Paraíso do Tuiuti: 268,3.

Saiba mais a respeito do desfile das escolas de samba e ingressos com a LIESA

Blocos de Rua 

Os blocos voltaram  as  ruas. Depois de dois anos sem os blocos de rua, em 2023 terá direito a toda alegria que ficou contida em dois anos de pandemia.

–Acima de tudo, já é uma tradição que os blocos de rua arrastem milhares de foliões por todos os cantos da cidade. Este ano estamos fazendo pequenos ajustes para que a retomada do Carnaval de rua no Rio seja espetacular. Organização, acessibilidade e muita alegria serão a marca do Carnaval de rua 2023 – destacou o presidente da Riotur, Ronnie Costa.

Portanto a partir do dia 20 de janeiro, data do início oficial dos desfiles, a Prefeitura vai disponibilizar 220 ambulâncias e oito postos médicos que serão operados pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é não inflar o sistema público com atendimentos médicos de baixa complexidade.

Além disso o folião vai contar ainda com 34 mil banheiros químicos posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência, os chamados PCDs. O número de operadores de trânsito mais do que dobrou: neste ano serão 3.250 agentes, enqunato em 2020 foram 1.500. E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar mil contentores de 240 litros. Dez mil vendedores autônomos serão cadastrados e identificados com colete. Eles receberão treinamento da Riotur para atuar nos blocos.

Os desfiles dos megablocos (Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anita, Monobloco, Chora me Liga e Carrossel de Emoções) terão o circuito de desfiles no Centro para dar mais logística na hora da dispersão.

Fonte: riotur

Carnaval do Rio de Janeiro


O desfile é maravilhoso além do desfile das escolas do grupo especial no sambódromo com o desfile das escolas de samba de vários grupos, mas principalmente pela alegria e participação das pessoas nos blocos de rua, espalhados pela cidade em vários bairros e horários atendendo os foliões cariocas.

A cada ano o numero de blocos de rua tem aumentado bastante, sendo necessário a interferência da Prefeitura na autorização e seleção dos blocos. Além de muita programação gratuita gerada pela Prefeitura em vários pontos do Rio.

Blocos de Rua no Rio de Janeiro 

A listagem completa dos  blocos autorizados pela Riotur a desfilar nas ruas da cidade no período de carnaval, que começa a contar 30 dias antes do início oficial da festa. Serão  blocos na Zona Sul, no Centro,  na Zona Norte,  na Tijuca, na Barra/Jacarepaguá, na Ilha  e  na Zona Oeste.

Mapa do Sambodromo – 

Sair da versão mobile