Campo Grande bairro do Rio de Janeiro, a região é constituída de terras planas cercadas por montanhas a leste e pela bacia do rio guandu a oeste.
O bairro, que faz parte da Zona Oeste, ainda mantém características de zona rural com bastante desenvolvimento no comércio e habitação..
Inicialmente foi área de engenhos de açucar, entretanto a pequena criação animal e as roças de verduras e frutas para o consumo local e o abastecimento da cidade.
Desta forma caracterizaram a economia da área por muito tempo, chegando ao final do século XIX com um grande número de chácaras e sítios arrendados a pequenos lavradores.
Um pouco de História do bairro
Primeiramente , as terras que vão do Rio da Prata até Cabuçu, que hoje corresponde à Região Campo Grande, era habitada por índios Picinguaba.
Então após a fundação da Cidade, em 1565, a região de Campo Grande foi repartida em sesmarias, para que houvesse a colonização do local.
Portanto em 1644, pertencia a Freguesia de Irajá, cuja paróquia administradora, era a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação.
Depois desmembrada desta em 1673, foi criada a Freguesia de Campo Grande, tendo a sua matriz, a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, marco histórico da ocupação territorial do local.
.
Detalhes de Campo Grande
Após a Segunda Guerra, multiplicaram-se as lavouras de hortaliças e culturas frutíferas, característica que marcaram a região até recentemente.
A partir da década de 1950, com a abertura da Avenida Brasil, a região passa a integrar-se à malha urbana com a proliferação de loteamentos, situação esta que se estende aos dias atuais, em que Campo Grande se destaca pelo crescente processo de industrialização.
A partir da década de 1960, surgiram os distritos industriais em Campo Grande e Santa Cruz, resultando na instalação de grandes empresas, como a siderúrgica Cosigua-Gerdau, Casa da Moeda, a Michelin e a Vale-Sul, entre outras.
Historicamente, Campo Grande notabilizou-se por ter se desenvolvido de forma independente do resto da Cidade.
É a Região mais populosa e com maior potencial de crescimento por diversas razões: situada nos limites do Município.
Então foi favorecida desde os primórdios do nascimento do Rio de Janeiro por estradas que atravessaram sua planície; outros pontos positivos são os seus abundantes mananciais de água, as belas praias, a fertilidade de suas terras.
Principalmente, a chegada de pessoas com vocação empreendedora, iniciada com os jesuítas, essa vocação continuou com as culturas de café, de legumes e verduras, de laranjas, até à avicultura.
Hoje, a Região apresenta grande potencial para o desenvolvimento de pólos de gastronomia , turismo ecológico e crescimento da industria imobiliária na criação de imóveis residenciais.
Chafariz
Av. Cesário de Melo.Executado em ferro fundido, destacando-se a sua concepção – final do século XIX.
Foto: Mário Mauro Filho
Limites do bairro de Campo Grande
Importante o bairro faz limite com outros 10 bairros da zona oeste que são:
Paciência, Cosmos , Inhoaíba, Guaratiba, Vargem Grande e Jacarepaguá , Senador Camará, Senador Vasconcelos, Santíssimo , Bangu, e o bairro do km 32 no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Centro Esportivo Miécimo da Silva
Mapa do Bairro de Campo GrandeExibir mapa ampliado |
Patricia Abdo Reis 398
Campo Grande
obrigado por mais um conteúdo de qualidade continue sempre assim que nós leitores assiduos do seu site gostamos muito da forma que a redação expõe os temas,deus os abençõe sempre