Batalhão Villagran Cabrita é um batalhão do Exercito Brasileiro, criado em 23 de janeiro de 1855, o prédio, de admirável beleza e localização privilegiada, permite que os visitantes conheçam um pouco da história de lutas e glórias da Unidade, que participa dos desígnios da Nação desde a Guerra da Tríplice Aliança até os dias de hoje. Pça. Ruão, 35 – Santa Cruz.
Um pouco de Historia
Este batalhão teve intensa participação na Guerra do Paraguai, entre 1865 a 1870, quando seu patrono o tenente coronel Villagran Cabrita acabou sendo alvejado e morto, após uma vitória brilhante sobre o Paraguai na batalha da Ilha da Redenção.
O batalhão teve também participação destacada em vários outros episódios da história militar brasileira, como a Revolta da Armada, a Guerra de Canudos, a Segunda Guerra Mundial e também atuação em vários projetos em tempo de paz, como a construção da adutora de Laje, das instalações da Vila Militar, em 1912 e na missão de paz da Organização das Nações Unidas em Angola, entre 1995 e 1997, participando diretamente da reconstrução do país africano.
O mesmo hoje se encontra aquartelado no antigo Palácio Imperial de Santa Cruz, espaço histórico e cultural disponínel à visitação pública, uma vez que este prédio foi a antiga residência dos padres jesuítas, que também serviu como palácio real e imperial de Santa Cruz.
O telefone para marcar a visita é 3395-0573, ou pelo e-mail rp_bese@yahoo.com.br.
Ver mapa maior