Barra de Guaratiba rj – Rio de Janeiro, um bairro com aspecto de ser um recanto, uma rua sem saída, um lugar pequeno e aconchegante e muito bonito.
Atenção ao chegar próximo do centro ruas estreitas e interessantes, casas construídas a um nível acima e a abaixo da estrada e uma vista inesquecivel.
Além da linda praia da Barra de Guaratiba com visual incrível para o mar e a a Restinga de Marambaia possui mais recantos maravilhosos.
Barra de Guaratiba rj é um bairro litorâneo de classe média da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Situa-se em região de reserva ecológica, entre uma restinga, manguezais e mata atlântica, está cercada por praias, sendo que algumas somente possuem acesso por trilhas na montanha.
Mapa da região de Barra de Guaratiba rj com a restinga de maranbaia e seus canais.
Situada na baixada ao sul da serra da Grota Funda, o bairro apresenta grandes manguezais, diversos canais navegáveis de acesso à Baía de Sepetiba, bem como o ponto de acesso à restinga de Marambaia.
Detalhes do bairro de Barra de GuaratibaNesta última área encontra-se o Centro de Avaliação do Exército (CAEX), que mantem ainda intacta e virgem grande parte da restinga, onde são realizados testes de balística, sendo mais conhecido por Campo de Prova de Marambaia, palavra que em tupi-guarani significa paliçada de guerra. Ao longo de sua estrada de acesso, que inicia-se no trevo da Ilha de Guaratiba, ao pé da serra da Grota Funda, ainda nos dias de hoje, encontram-se grandes propriedades remanescentes de um passado essencialmente rural, porém já misturadas a novos loteamentos. No passado, especialmente entre as décadas de 1960 e 1970, ali se refugiavam alguns cariocas ilustres, que avessos às badalações de outros lugares praianos de veraneio, preferiam a tranquilidade das grandes chácaras da Barra de Guaratiba. Como Burle Marx, cujo sítio fora doado por ele próprio ainda em vida ao IPHAN, e Antonio Jorge Menezes, cujas propriedades na região foram vendidas ainda nos anos 1970, quando do início da ocupação mais efetiva do bairro. Entretanto, ainda preservado o antigo casarão, que outrora hospedava a cantora Wanderléa, outra fã da paz e do sossego da região, justamente nos tempos da Jovem Guarda. |
Restinga de Marambaia
A Restinga da Marambaia é uma e ilha dos municípios de Mangaratiba, Itaguaí e Rio de Janeiro.
Mais importante essa região é administrada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira.
Então suas praias têm acesso restrito por ser área militar porém , algumas visitas são feitas no local com fins educacionais e de pesquisa.
Portanto a navegação e pesca nas proximidades da restinga é proibida, por existir risco de acidentes devido ser área de treinamento militar.
Possui ao todo 42 quilômetros de praias.A Restinga da Marambaia é utilizada ainda para exercícios militares e experimentos de armamentos.
Atenção o acesso principal por terra é feito pela estrada de acesso a Barra de Guaratiba, onde tem a ponte que é controlada pelo exercito, somente pessoas autorizadas podem entrar.
Um pouco de Historia da Barra de GuaratibaSeu nome vem do tupi: “WA’RA” ou “GUARA”, garça, mais o sufixo “Tuba”, sítio: “sitio em que abundam as garças”. O bairro se encontra na faixa entre os grandes manguezais e a Serra Geral de Guaratiba. Acima de tudo na cartografia do século XVII, a área já era chamada de “Barra de Guaratiba”. Logo em 1640, está denominada, também, como “Barra de Garatuba” na “Carta da Costa”, de João Teixeira, cosmógrafo do Rei. A área apresenta importantes vestígios arqueológicos, com indícios pré-históricos, de antigo habitante, o “Homem do Sambaqui”. Portanto em documentos de 1590, já se constatava a presença de colonos em partes da região que chamava de “Guarapirangua”. Em Barra de Guaratiba desembarcaram, em 1710, franceses comandados por Duclerc, que marcharam pelo sertão carioca para seu fracassado ataque a cidade do Rio de Janeiro. Toda a região fazia parte da freguesia de Guaratiba, criada em 1755. Uma grande proprietária de terras, a Marquesa Ferreira, casada com Cristóvão Monteiro, tinha uma propriedade naquela praia, segundo documento de 1596. Assim o Porto Mar de Guaratiba, na barra de mesmo nome, exportava a produção agrícola da Freguesia, com acesso a embarcações de pequeno porte. Na Restinga da Marambaia, as terras de Maria Isabel Breves foram vendidas a uma Companhia de Melhoramentos e negociadas, em 1897, ao Banco da República e à Fazenda Federal, em 1905. Lá, o Exército instalou um polígono de tiro, tornando, toda a restinga, área militar. No sítio Santo Antonio da Bica, o paisagista Roberto Burle Marx localizou o seu viveiro de flores e plantas tropicais, em área estimada de 600.000 m2.O Bairro tem duas praias: Barra de Guaratiba e a do Canto. Ambas em enseada abrigada pela Ponta do Picão e as encostas do morro de Guaratiba, que tem 355 metros. Estas praias são muito procuradas por veranistas. Desta maneira o acesso é feito pela antiga estrada da Barra de Guaratiba, atual estrada Roberto Burle Marx. Ao longo dessa via, limitando o extenso manguezal de Guaratiba, encontram-se diversos restaurantes de peixes e frutos do mar. Nas encostas do morro de Guaratiba estão trilhas que dão acesso às praias selvagens voltadas para o Grumari, como dos Búzios, Perigoso, Meio, Funda e do Inferno. A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto. Tem também a famosa Pedra do Telegrafo, muito conhecida pelas trilhas e o mirante maravilhoso além é claro de tirar uma foto na pedra da Bigorna com um visual sufocante. Geografia da Barra de Guaratiba rj – Rio de Janeiro – Área Territorial (2003 ): 944,20 ha
– Total da População (2000 ): 4.380 – Total de Domicílios (2000 ): 1.253 – RA: XXVI – Guaratiba – Bairros da RA: Barra de Guaratiba , Guaratiba , Pedra de Guaratiba . Atividades em GuaratibaBarra de Guaratiba rj – Rio de Janeiro desenvolvem-se atividades pesqueiras, com um entreposto na aqui mesmo e outro na Pedra de Guaratiba. Desta forma a pesca é bem variada: camarão, siri, caranguejo, parati, garopa, tainha, robalo, pescada, covina, sardinha dentre outros além da pesca artesanal. Os peixes encontrados no local são bonito, pargo, namorado, enchova, pitangolas, corvinas, chernes, bivudas, olhetes e espadas. Pelos canais entre o continente e a restinga além da pesca da para praticar atividades com pequenos barcos, stand up e caiaques . Passeios pelas trilhas que vão para várias praias em outras regiões ainda por enquanto com areia branco neve. Praia de Guaratiba é maravilhosa para curtir um sol e banho de mar com a família e curtir bastante na areia. Temos também muitos restaurantes, pousadas, hoteis, negócios e oportunidades diversas. Fotos da Barra de Guaratiba
Barra de Guaratiba rj – Mapa |
Adorei as informações. Estou fazendo o meu TCC sobre essa região e preciso saber de onde foram tiradas essas informações sobre a historia do lugar.