Andarai Rio de Janeiro é um bairro carioca da Zona Norte do município do Rio de Janeiro. Seus limites são com os bairros da Tijuca, Vila Isabel e Grajaú .
Bairro Andarai Rio de Janeiro
Na pratica o bairro do Andarai também era conhecido pelo estádio do América Football Club, na Rua Barão de São Francisco na esquina com a Rua Teodoro da Silva , onde hoje temos o Shopping Boulevard Rio antigo Iguatemi.
Depois do surgimento do Estado da Guanabara, os limites do Andaraí foram modificados e reduzidos e definidos .
Portanto começando na praça Lamartine Babo, entrando pela Rua Gonzaga Bastos e subindo em toda a extensão da rua Teodoro da Silva, dobrando na rua Barão do Bom Retiro, subindo a rua Borda do Mato até a serra.
Continuando seguindo por toda a extensão da rua Uruguai até o Rio Maracanã, onde se limita com a Tijuca, só estando incluído a rua Espírito Santo Cardoso.
Um pouco da História do bairro do Andaraí
Primeiramente o Andarai é um dos bairros mais antigos da rio, a origem de seu nome vem da expressão indígena “Andirá-y”, que significa “Rio dos Morcegos”9 , na lingua tupi dos índios tamoios que habitavam a região.
O “Rio dos Morcegos”, hoje, é denominado Rio Joana. Ele atravessa o bairro, dividindo as duas pistas da Rua Maxwell.
Região colonizadas por padres jesuítas no século XVI para o cultivo de cana-de-açúcar, o antigo Andaraí era dividido em Andaraí Grande (Andaraí atual, Vila Isabel, Grajaú e Aldeia Campista) e Andaraí Pequeno (Tijuca).
Mas no século XIX, o termo “Andaraí Grande” foi abolido, dando origem aos bairros de Vila Isabel , Aldeia Campista e Grajaú .
O quartel da P E
Mais importante foi utilizado ostensivamente na época do Regime Militar instaurado em 1964 no Brasil onde funcionou o temido Destacamento de Operações de Informações.
Antes de mais nada local onde foram presos, torturadas as pessoas que manifestavam-se contra a ditadura militar. Rua Barão de Mesquita, nº 425, no Bairro do Andaraí.
Temos também na região o quartel da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Hospital Federal do Andarai
O Hospital federal do Andarai foi inaugurado em 29 de julho de 1955 como Hospital dos Marítimos.
Hoje, dispõe de equipes médicas capacitadas a acompanhar a internação em diversas especialidades clínicas e cirúrgicas.
Desde já o Hospital Federal do Andaraí RJ, ligado ao Ministério da Saúde, é a principal área de assistência na área da Tijuca e arredores.
Portanto para atender a esse público, a unidade possui uma das maiores emergências do município do Rio.,
Dessa forma preparada e especializada para receber casos graves como politraumatizados, vítimas de enfartes, acidentes vasculares cerebrais e queimaduras, assim como de ferimentos por arma de fogo.
Portanto é uma unidade de média e alta complexidade. Entre os serviços prestados estão os de oncologia, microcirurgia, cirurgia plástica, suporte a grandes traumas e Unidade de Terapia Coronariana.
Além disso também possui um Centro de Tratamento de Queimados que é referência em todo o estado, atendendo pacientes desde idosos a emergência até a intervenção cirúrgica.
Hospital Federal do Andaraí – Hospital Público
Endereço: Rua Leopoldo, 280 – Andaraí, Rio de Janeiro – RJ, cep 20541-170
Telefone:(21) 2575-7000
Shopping Boulevard Rio
Portanto inicialmente conhecido como Shopping Iguatemi desde 2012 passou a ser Boulevard Rio.
Atualmente sua arquitetura valoriza a iluminação natural, corredores amplos, confortáveis de fácil circulação e acessibilidade .
São 180 lojas e diversos serviços, como o posto de atendimento do Detran. R. Barão de São Francisco, 236 – Andarai, Rio de Janeiro .
No Andarai Rio de Janeiro se instalaram vários estabelecimentos industriais e comerciais , como a sede de Compensação Nacional do Banco do Brasil e o Núcleo Habitacional Solaris da Torre o famoso tijolinho.
Além do Supermercado Extra, conhecido como Bulevard, supermercado Guanabara localizado na antiga garagem da Cometa entre outros.
Morro do Andarai
Primeiramente o bairro do Andarai Rio de Janeiro surgiu e se desenvolveu, em meados do século XIX, concentrando fábricas, vilas operárias e favelas.
Portanto nas encostas do bairro, foram criadas, progressivamente, Arrelia (1891), Morro do Andaraí (1930), Buraco Quente , Jamelão (1941) e Morro do Cruz (1950).